Encontrar empresa por:

Ícone TítuloColunas

Compartilhe:

Você está preparado para a transformação digital?

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL, escutamos este termo o tempo todo. Nas conversas de negócios só se fala disso! Mas, o que isso REALMENTE significa?
 
Nós estamos tão acostumados com a tecnologia que não podemos mais imaginar a vida sem ela. E, no entanto, quando se trata de transformação digital dos negócios ou no ambiente de trabalho, nós ainda temos um longo caminho a percorrer.

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

 
Sou Valerya Carvalho e,  hoje, e quero falar de Liderança e Transformação Digital com você.
 
Você ou a sua empresa tem liderança para fazer a transformação digital acontecer nos negócios?
 
Muitas companhias já sabem que seus negócios serão em grande parte digitais nos próximos anos, mas muitas não estão realmente interessadas em lidar com a transformação digital.
 
E, grande parte do insucesso na transformação digital das empresas é atribuído às pessoas.  É frequente a afirmação que são as pessoas  que resistem às mudanças porque têm medo da transformação digital.
 
Muitas pessoas temem que seus empregos corram perigo de extinção se as soluções digitais forem implementadas nas suas empresas. Outras estão bastante preocupadas e nervosas com a segurança quando se trata de soluções em nuvem e tem os que acham que as tecnologias substituirão o toque humano e tornarão a vida totalmente digital, fria e automatizada.
 
A transformação digital não é realmente sobre tecnologia e. sim, sobre como as organizações poderão alcançar um estado de revolução constante.
 
As tecnologias estão em evolução constante e é muito improvável que cheguemos a um ponto que a transformação seja totalmente concluída.
 
Portanto, é burrice resistir e colocar a culpa nas pessoas, simplesmente! NÃO FUNCIONA!!!
 
Existirão muitos obstáculos pelo caminho, mas como as soluções digitais já são uma realidade, as organizações terão que encontrar maneiras de superar as barreiras.
 
Podemos fazer uma comparação histórica entre o que estamos vivenciando com a Transformação Digital, neste Século 21, e a Revolução Industrial do século 19. Como as inovações daquela era, as tecnologias proporcionaram às organizações oportunidades de aumentar o desempenho e a eficiência que seriam impensáveis.
 
Como a história mostra, a evolução tecnológica prevalecerá! Portanto, ao invés de resistir à transformação digital, as pessoas e as organizações devem se preparar  imediata e estrategicamente a partir de um conjunto de habilidades que irá mudar e evoluir continuadamente.
 
É condição sine qua non  que as pessoas e as organizações adquiram uma ampla gama de habilidades digitais.
 
Se a organização não criar o ambiente correto para que as pessoas possam colocar toda a sua criatividade a fim de fazer a transformação digital de seus negócios, ela não vai acontecer. Sua empresa vai morrer.
 
Em um esforço para se juntar à corrida em direção à transformação digital, muitas organizações optaram por treinar seus funcionários para usar o software. Embora desenvolver tais habilidades técnicas seja uma decisão válida, ensinar a alguém qual botão apertar para criar um gráfico de barras ou como assinar eletronicamente um documento não é suficiente.
 
Para aqueles que ainda acreditam que a transformação digital é unicamente sobre a criação de sites de mídia social ou o desenvolvimento de um website responsivo, aqui está a dura verdade:
 
Tecnologias digitais irão transformar cadeias de valor, estruturas organizacionais, processos operacionais, receitas e modelos de negócios.
 
E somente o ser humano tem a maestria de lidar com esta complexidade!
 
Somente o ser humano consegue ter ideias e ser criativo na solução de problemas e na superação dos obstáculos de qualquer transformação!
 
Os fatores-chave na implementação de soluções digitais estão relacionados às pessoas.
 
As organizações que já fizeram ou estão no processo de transformação digital de sucesso contam com líderes visionários e persistentes que orquestram a transformação, que permitem aprimorar desempenho, conectividade, envolvimento de cliente e experiência de suas pessoas.
 
Estes  líderes têm que lidar, porém. com processos onerosos de governança, no entrelaçamento complexo de comitês, nas práticas de trabalho desatualizadas, nas más ferramentas, nas culturas enfadonhas de comando e controle, com outros líderes que não querem mudar o status quo e com estruturas resistentes à mudança.
 
Estes obstáculos foram construídos no passado, por boas razões, mas agora precisam ser revistos, modificados, corrigidos e alguns eliminados.
 
O compromisso com a transformação exige identificar líderes em todas as partes da organização, de cima para baixo e de baixo para cima.
 
Seja qual for o seu modelo de negócios, você terá que transformá-lo para ter o máximo desempenho, e isso exigirá compromisso significativo de TODOS da empresa.
 
A transformação digital do negócio é um trabalho árduo.
 
Para que seja bem sucedida, os líderes têm de construir um entendimento comum das ameaças e identificar para onde vai a empresa; comunicar esta visão à organização inteira; e fazer as escolhas difíceis sobre direito de decisão e reestruturação organizacional.
 
Os líderes também têm de se manter vigilantes para assegurar que o investimento da empresa em capacidades e inovação contribuam para suas decisões sobre quais modelos  digitais de negócios e quais fontes de vantagem competitiva serão estabelecidas como metas.
 
TODO este trabalho tem que ser feito enquanto os líderes desenvolvem a liderança e a competência necessárias para executar as mudanças.
 
FINALMENTE, eles têm de criar a cultura de que precisam, assegurando-se de que coisas como incentivos, treinamento, investimentos e práticas de contratação sustentem sua visão cultural, enquanto medem resultados e cobram responsabilidade das pessoas certas.
 
Esses passos constituem um desafio profundo, não há dúvida. Mas, a recompensa é significativa, tanto para os líderes, para os indivíduos as em termos pessoais quanto para a organização.
 
A era digital apresenta às organizações uma oportunidade rara e empolgante: REINVENTAR O NEGÓCIO!!!
 
Agora é a sua vez.
 
Quais ações você e seus colegas tomarão HOJE para fazer a diferença?
 
MUDE OU MORRA!!!