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11/03/2015
 
Apesar de muitas ameaças online estarem escondidas nas permissões aceitas ao baixar um aplicativo móvel, os usuários de smartphone, muitas vezes, abrem mão da sua privacidade e informações pessoais em troca de entretenimento, como jogos e redes socais. A pesquisa da Symantec, Norton Mobile, aponta que 74% dos brasileiros cedem diversos tipos de informações, como por exemplo, sua geolocalização, contatos, fotos, senhas, pacote de dados do aparelho, que podem ser usadas pelos criminosos digitais em busca de ganho financeiro. Até mesmo os aplicativos legítimos podem apresentar brechas de segurança, que são aproveitadas pelos malfeitores.
 
O estudo também verificou que os brasileiros estão preocupados com as golpes e armadilhas digitais no mundo móvel. Do total dos entrevistados, 63% se preocupam com vírus ou malware, enquanto que no Brasil este número cresce para 89%. Apesar disso, em sua grande maioria, os usuários desconhecem quais informações estão cedendo aos desenvolvedores de aplicativos, comprometem sua própria privacidade e colocam-se em risco.
 
Este cenário acontece porque muitos dos usuários que mais se preocupam com a privacidade móvel são os que menos tendem a tomar precauções para se proteger – tudo em troca de downloads gratuitos de aplicativos.
 
Além disso, a pesquisa também inclui que:
 
• 81% dos entrevistados não sabe que aplicativos podem modificar seus favoritos no celular;
 
• 75% não sabe que permitem o acesso à câmera e microfone do smartphone;
 
• 38% está disposto a permitir que os aplicativos usem mais a bateria para obter um aplicativo gratuito;
 
• 45% sabe que estão cedendo a localização de seu aparelho aos desenvolvedores;
 
• 1 em cada cinco consumidores permite que um aplicativo controle o quanto usa de seu pacote de dados.
 
"Muitas das ameaças móveis atuais estão localizadas em aplicativos para smartphones e tablets. Globalmente, são mais de 3 milhões de aplicativos maliciosos e 8 milhões que podem expor a privacidade dos dados”, revela Beto Santos, Diretor de Consumo da Symantec.  “Por isso, é necessário saber que, quando se trata de aplicativos, a palavra ‘grátis’ raramente vem sem um custo. Os dados pessoais se tornam a moeda de troca e como a maioria dos usuários não sabe das vantagens e desvantagens de privacidade online, acabam por expor suas informações”, complementa o executivo.
 

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