Compartilhe

Aplicativo permite registrar as condições das ruas, calçadas e  vagas especiais
  
A AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente e a IBM vão realizar em parceria um levantamento da acessibilidade das ruas brasileiras por meio do aplicativo colaborativo Rota Acessível, que permite a participação da população no mapeamento das ruas. Disponível inicialmente na App Store e a partir de 25 de Novembro para a plataforma Android, o aplicativo gratuito de fácil utilização possui diversos itens de cadastro, como localização de vagas especiais, condições das calçadas e presença de guias rebaixadas.
 
A solução desenvolvida pelo Laboratório de Pesquisas da IBM Brasil possui georeferenciamento, que permite a localização automática do usuário no momento em que ele usa o aplicativo. De maneira rápida, o cidadão seleciona a área na qual ele pretende cadastrar seu relato: localização, disponibilidade e conservação de vagas especiais, além de condições das calçadas, faixas de pedestres, guia rebaixada, iluminação pública, semáforo de pedestres e presença de sinalizações tátil e visual. Após selecionar o tópico, basta adicionar uma foto para possibilitar a visualização da informação, comprovando os dados incluídos no aplicativo. Todos os usuários terão acesso aos dados inseridos no Rota Acessível, podendo acompanhar a evolução e os gráficos gerados pela ferramenta.
 
Foram utilizadas tecnologias de mobilidade, análise de dados e colaboração para disponibilizar mais inteligência e informação às cidades e à sociedade. Todas estas soluções associadas permitirão um levantamento assertivo e confiável, disponível para a consulta de todos.
 
“Desenvolvemos esta tecnologia em parceria com a AACD para viabilizar um levantamento amplo de mapeamento das ruas, para que os brasileiros possam ter acesso a informações assertivas com relação à acessibilidade e sinalização. Com isso pretendemos engajar a população no exercício da cidadania, assim como prover informação às pessoas que necessitam de soluções de acessibilidade, ajudando-as a escolherem os melhores caminhos”, explica Sergio Borger, gerente de Sistemas Humanos do Laboratório de Pesquisas da IBM Brasil.
 
“Utilizar a tecnologia, criada pela IBM, para oferecer e facilitar a acessibilidade da pessoa com deficiência irá provocar mudanças sociais importantes no país. É um exercício de cidadania constante e fundamental para criarmos um ambiente no qual as diferenças sejam menores”, diz João Octaviano Machado Neto, CEO e superintendente geral da AACD.
 
Já foi realizado um mapeamento inicial, que contou com a ajuda da equipe de três instituições presentes no projeto. Foram feitos quase mil registros no quadrilátero que envolve as ruas Domingos de Moraes, Vergueiro e avenidas Ibirapuera e 11 de Junho, em São Paulo.
 
Para colaborar com este levantamento, basta fazer o download gratuitamente do aplicativo Rota Acessível na App Store e Play Store (a partir de 25/11) e acompanhar os resultados do estudo no  www.rotaacessivel.com.

acesso rápido

pt_BRPT