Compartilhe

Está disponível no site da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) o acesso gratuito a 48 Normas Técnicas (NT) de diferentes setores produtivos, como da construção civil, eletroeletrônicos e bens de capital (máquinas e equipamentos). O endereço web que disponibiliza as Normas é fruto de um contrato da ABDI junto à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que tem duração inicial de um ano e envolveu um investimento de R$ 360 mil. O conteúdo pode ser acessado por qualquer pessoa, física ou jurídica, com direito a até duas impressões. Para ter acesso ao conteúdo basta entrar no endereço www.abntcatalogo.com.br/abdi e fazer um cadastro.
 
O acervo disponibilizado no Portal inclui diversas NT que vão desde processos e produtos tradicionais, como segurança de aparelhos eletrodomésticos e similares; módulos de LED para iluminação em geral (especificações de segurança); ambiente de trabalho; cabos ópticos (resistência à ação de roedores); resíduos de equipamentos eletroeletrônicos; acessórios elétricos (extensões enroláveis sobre carretel para uso doméstico); termos e definições para LEDs e os módulos de LED de iluminação geral; edificações habitacionais; plugues e tomadas para uso doméstico (padronização); manutenção de edificações (requisitos para o sistema de gestão de manutenção); alvenaria estrutural (blocos cerâmicos); instalação predial de água fria; sistemas de iluminação de túneis (requisitos), às recentes normas que tratam de processo e produtos inovadores como coordenação modular para edificações, sistema de classificação da informação da construção (BIM) e as normas de desempenho, dentre outras.
 
A expectativa da ABDI é de que, ao longo de 2014, ocorra um forte crescimento na demanda de acesso ao sistema, o que vai requerer a ampliação futura do volume de normas (acervo) disponíveis para acesso. “A normalização está diretamente ligada à competitividade das empresas e dos países. A consistência, coerência e alinhamento internacional nos processos normativos são decisivos para a competitividade e, consequentemente, para uma melhor qualidade de vida para a sociedade”, declara a diretora da ABDI, Maria Luisa Campos Machado Leal.
 
Para o presidente do Conselho Deliberativo da ABNT, Pedro Buzatto Costa, a parceria com a ABDI é de grande importância para a Associação. “Ao disponibilizarmos essas normas técnicas para a sociedade, mostramos os benefícios de sua utilização e ajudamos a promover a atualização tecnológica, aumentando a competitividade e o desenvolvimento da indústria brasileira”, avalia.

 

acesso rápido

pt_BRPT