Compartilhe

Chamada pública visa qualificar até 12 aceleradoras para o apoio a startups

 
Está aberto até o dia 31 de janeiro de 2015, o edital para qualificar as aceleradoras do Programa Start-Up Brasil no período de 2015 a 2016. O programa é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com gestão operacional da Softex, em parceria com aceleradoras de todo o Brasil. Lançado por meio da Secretaria de Política de Informática (Sepin), a terceira edição do edital visa qualificar as instituições de apoio ao processo de aceleração de empresas nascentes (startups). A portaria foi publicada no dia 01 de dezembro de 2014 no Diário Oficial da União e as propostas podem ser submetidas até o dia 31 de janeiro de 2015.
 
A chamada pública irá qualificar até 12 aceleradoras. Os critérios de seleção levarão em conta questões como competitividade; projeto; processos; serviços; investimento financeiro inicial nos projetos selecionados; acompanhamento e aconselhamento, por tempo determinado, nos aspectos técnicos, jurídicos e mercadológicos; e a aproximação dos empreendedores e empresas nascentes a potenciais clientes e investidores.
 
As aceleradoras qualificadas terão como responsabilidades difundir e estimular a cultura empreendedora, contribuir para a inserção de empresas nascentes brasileiras no exterior, bem como para a atração de empresas nascentes do exterior para o país, além de realizar aportes de capital, no valor mínimo de R$ 20 mil – notadamente de capital semente (seed money) -, seja na forma de doação, empréstimo ou participação acionária, em cada empresa nascente selecionada pelo programa Start-UP Brasil.
 
O processo de qualificação ocorrerá por meio de análise da proposta da instituição interessada. A proposta, em formato A4 eletrônico não editável (formato Acrobat pdf), deverá ser enviada exclusivamente ao seguinte endereço de correio eletrônico: startupbrasil@mcti.gov.br.
 
Para o processo de análise e qualificação será constituída uma banca composta por pelo menos cinco especialistas, com notória experiência em processos de inovação tecnológica e/ou processo de desenvolvimento de empresas nascentes.  A divulgação dos resultados e a publicação das aceleradoras qualificadas estão previstas para março de 2015.
 
O Start-Up Brasil, Programa Nacional de Aceleração de Startups, é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com gestão operacional da Softex, em parceria com aceleradoras, que visa apoiar empresas nascentes de base tecnológica, as chamadas startups.  O programa tem, ainda, parcerias com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para seleção de startups internacionais e espaço físico no Vale do Silício, na Califórnia, e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq para seleção de startups nacionais. Site: www.startupbrasil.org.br.

 

acesso rápido

pt_BRPT