Compartilhe

Até o dia 17 de maio, estudantes de todo o Brasil poderão inscrever seus projetos para participar da 3ª chamada de projetos de concessão de bolsas de estudo na Suécia, desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB), dentro do âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras do Governo Federal. As áreas de interesse são Aeroespacial, Defesa & Segurança, Energia & Meio Ambiente e Cidades Atrativas & Sustentáveis.
 
As bolsas são provenientes de um acordo firmado entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o CISB e a Saab AB, empresa sueca líder em tecnologia.  Para esta chamada serão oferecidas 15 bolsas de estudos, sendo 10 para pós-doutorado e cinco para doutorado sanduíche. O objetivo é atrair pesquisadores brasileiros para desenvolver seus projetos de pesquisa na Suécia e assim aumentar a rede colaborativa entre os dois países.
 
Além da oportunidade de desenvolver suas pesquisas em universidade renomadas na Suécia, em intercâmbio com duração média de 6 a 12 meses, os bolsistas poderão ainda realizar estágios ou participar de projetos de pesquisa na Saab. 
 
Nas 1ª e 2ª chamadas participaram aproximadamente 20 pesquisadores de instituições públicas e privadas das regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil, que puderam desenvolver seus projetos em universidades suecas renomadas como Chalmers University of Technology, University College of Skövde, KTH Royal Institute of Techonology e Linköping University.
 
“Estamos muito satisfeitso pelo interesse que os pesquisadores brasileiros têm pelo programa, pois essa é uma grande oportunidade. Esperamos que nessa chamada tenhamos representantes de todas as regiões do Brasil para que possamos levar para a Suécia toda a diversidade de nosso país”, aponta Alessandra Holmo, Managing Director do CISB.
 
Outras informações sobre o CISB e sobre a chamada podem ser obtidas em www.cisb.org.br.

 
 

acesso rápido

pt_BRPT