Compartilhe

Os recentes cortes de investimentos feitos pelo governo na ciência e tecnologia repercutiram ontem no debate “O papel estratégico da Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento do Brasil", promovido pela Frente Parlamentar Mista de Ciência e Tecnologia, Pesquisa e Inovação do Congresso, presidida pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF), no dia 12 de setembro no Congresso Nacional.

Do encontro, participaram especialistas e representantes do Poder Executivo, entre eles o Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Júlio Semeghini, e o Secretário de Advocacia da Concorrência e Competitividade do Ministério da Economia, César Mattos. Rodolfo Fücher, presidente da ABES, acompanhou os debates.

“Não podemos deixar que continuem acontecendo os cortes. Nosso orçamento hoje é menor do que 15 anos atrás”, disse o senador Izalci. Na avaliação dele, é preciso debater a importância da inovação, da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento do país e encontrar alternativas aos cortes de investimentos.

Já o Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Júlio Semeghini, defendeu a necessidade de desburocratizar o setor. “A gente precisa permitir as parcerias e desburocratizar os processos de inovação. É incrível o tempo que a gente gasta, e o custo parte do pouco dinheiro que a gente tem para cuidar disso”, afirmou.

O encontro foi o segundo da frente parlamentar. A próxima reunião, prevista para o dia 26 de setembro, vai tratar da Lei de Informática.

Fonte: Agência Senado

acesso rápido

pt_BRPT