Compartilhe

Iniciativa irá sugerir políticas nacionais para acelerar a transformação digital

 

A ABES anuncia a criação do ABES Think Tank, iniciativa voltada a sugerir políticas públicas que conduzam a uma estratégia nacional para transformação digital.
 
O estudo desenvolvido pelo ABES Think Tank será apresentado a todos os candidatos à Presidência da República e aos governos estaduais, com propostas concebidas para orientar a transformação digital, o desenvolvimento do setor de software e de tecnologia e a inserção do Brasil nas cadeias de valor da economia do conhecimento.
 
"O nosso objetivo é sugerir políticas públicas que não sejam de governo, mas sim de Estado – ou seja, que de fato representem um projeto para crescimento, para um Brasil moderno e com uma indústria de software forte e competitiva, no longo prazo, de forma estruturada, independentemente das mudanças que aconteçam nos diversos governos. O país precisa investir em tecnologia e inovação para crescer como uma economia competitiva e gerar empregos", afirma Vanda Scartezini, conselheira da ABES e líder do Think Tank.
 
Ao lado de Vanda, outras importantes lideranças integram o projeto, como Dorothea Werneck, ex-ministra da Indústria e Comércio e do Trabalho;  Deana Weikersheimer; professora da FGV e advogada com ampla atuação na área de software; Marcelo Pagotti, ex-secretário da SETIC no Ministério do Planejamento; Patricia Pessi, ex-diretora de Governo Eletrônico na SLTI (hoje SETIC) do Ministério de Planejamento; e Rodolfo Fucher, ex-diretor de Políticas Públicas da Microsoft.
 
O grupo se reúne periodicamente para discutir os principais desafios e oportunidades nacionais e mundiais, para que possa ser concebido um plano que vise encontrar e despertar as Vantagens Digitais do Brasil.
 
Também chamados "fábricas-de-ideias", em português, os Think Tanks estruturam-se para analisar cenários e propor soluções, com o apoio de renomados especialistas em uma determinada área. Para aumentar a porosidade e a participação de outras entidades representativas do setor, o ABES Think Tank disponibilizou alguns canais de comunicação.
 
Conheça um pouco mais sobre os integrantes do ABES Think Tank:
 
Dorothea Werneck – Mestre e doutorada em Economia, membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, com longa carreira nas mais altas posições do Executivo Federal e Estadual, além de posições relevantes no setor privado.
 
Deana Weikersheimer – Advogada, professora da FGV com longa atividade pública e privada, sempre com foco no Setor de Software e Tecnologia da Informação.
 
Francisco Camargo – Presidente da ABES desde 2016. Engenheiro de Produção com diversos cursos de especialização no Brasil e no Exterior, é Fundador e Presidente do Grupo CLM, conselheiro do Softex.
 
Marcelo Pagotti – tem Bacharel e MBA em Tecnologias da Informação, IT Manager no Banco do Brasil, foi Secretário da SETIC no Ministério do Planejamento e é membro dos conselhos do NIC.br, ICP Brazil, SOFTEX e do Brazilian Internet Steering Committee/CGI.br.
 
• Patrícia Pessi – Mestre em Comunicação e Informação, foi Diretora de Governo Eletrônico na SLTI (hoje SETIC) do Ministério de Planejamento.
 
Rodolfo Fücher – Mestre em Marketing e bacharel em Ciência da Computação, tem diversas especializações; empresário e angel investor, carreira desenvolvida na Microsoft onde chegou a Diretor de Políticas Públicas, é conselheiro da ABES.
 
Vanda Scartezini – Engenheira Eletrônica com diversas especializações, membro brasileiro do ICANN, com longa carreira pública e privada em altos postos nos segmentos das Tecnologias da informação e Comunicação, além de Propriedade Intelectual. É conselheira da ABES.

 

acesso rápido

pt_BRPT