Compartilhe

08/09/2019


Aconteceu nesta quarta (07/08), o Seminário sobre Inovação em Políticas Públicas Urbanas, que integra o Ciclo UrbanSus – Sustentabilidade Urbana, do Programa Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA/USP), que contou com o apoio da ABES. O evento aconteceu no Auditório Alfredo Bosi do instituto, localizado na Cidade Universitária, em São Paulo.
 
A abertura do seminário foi realizada pelo Prof. Dr. e Livre Docente, Arlindo Philippi Jr., que atua na coordenação do Programa USP Cidades Globais do IEA/USP, seguida do painel sobre Internet das Coisas, moderado por Jamile Sabatini Marques, diretora de Inovação e Fomento da ABES e membro da comissão organizadora do evento.
 
MCTIC e o IoT.br
 
Guilherme Corrêa, Coordenador de Inovação Tecnológica & IoT do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), falou sobre o desenvolvimento do Plano Nacional de IoT (IoT.br), um tema que começou a ser discutido pelo governo federal, em 2012, e tem se mantido entre as prioridades desde então. “As principais verticais do plano são cidades, agronegócio, indústria e saúde. Estamos implementando as câmaras de IoT em cada vertical, que ajudarão a dar andamento às ações previstas, onde o MCTIC está sempre presente em parceria com outros ministérios finalísticos. Os próximos passos incluem a busca de parcerias internacionais, especialmente com os Estados Unidos e países da Europa, e o alinhamento com a Anatel, em relação a agenda regulatória que toca em muitos pontos de IoT”, explicou Guilherme. Divulgar o Observatório de Transformação Digital no mercado e a Cartilha das Cidades Inteligentes junto aos prefeitos são dois pontos que também serão trabalhados pelo MCTIC.  
 
BNDES e IoT
 
 Eduardo Kaplan

Eduardo Kaplan, Líder da Iniciativa de Cidades Inteligentes do BNDES, abordou o papel do banco no desenvolvimento do plano e na implementação das ações previstas. Ele destacou ainda a importância deste estudo, cuja elaboração não focou apenas as tecnologias, mas foi além e trouxe análises sobre os impactos positivos na geração de empregos de qualidade, no aumento da competitividade brasileira e na melhoria da qualidade de vida da população. “O estudo que gerou o plano contou com alto grau de participação da sociedade, várias consultas públicas. No caso de cidades, esperamos melhorias em setores como segurança pública, mobilidade, eficiência energética e saneamento público”. O executivo citou o andamento dos projetos do BNDES Pilotos de IoT, cujas verbas para as propostas aprovadas começaram a ser liberadas este ano.      
 
Propostas de políticas públicas com rigor científico
 
Thiago Camargo

Para finalizar o painel, Thiago Camargo, consultor da ABES e ex-secretário de Políticas Digitais do MCTIC, destacou o capital humano e a saúde, além de segurança e privacidade. como sendo áreas que concentram os principais desafios para os planos em IoT.  Ele falou ainda da importância de o governo federal incentivar a demanda, ou seja, fazer com que as tecnologias cheguem a mais brasileiros. Outro ponto destacado foi a importância da academia desenvolver e propor políticas públicas em cidades inteligentes baseadas em estudos elaborados com rigor científico, a partir de análises dos impactos, dos erros e acertos das iniciativas realizadas no Brasil e ao redor do mundo.
 
Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da ONU, o Ciclo UrbanSus do IEA/USP visa refletir sobre o papel das cidades e o estímulo para boas práticas, compartilhando soluções sustentáveis urbanas, por meio de tecnologias sociais, ambientais e urbanas inovadoras. Tem assim como propósito ser espaço para maior compreensão e propagação da temática da inovação na academia, na sociedade e no setor público, visando a construção de uma cultura da sustentabilidade nos processos de desenvolvimento das cidades. 
 
 
 Eduardo Kaplan Guilherme Corrêa, Jamile Marques e Thiago Camargo

acesso rápido

pt_BRPT