Compartilhe

 


 
O Workshop Comércio Eletrônico Transfronteiras: Diálogo com o Governo, direcionado a agentes do governo, como base para políticas públicas para pequenas e médias empresas, realizado no dia 10 em Brasília, contou com a participação do diretor executivo da ABES, Anselmo Gentile, além de representantes  Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério de Relações Exteriores (MRE) e Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
 
A abertura foi feita pelo coordenador nacional brasileiro de Comércio Eletrônico do projeto Mercosul Digital, Gerson Rolim, que destacou a importância do comércio eletrônico transfronteiriço. Em seguida, o secretário adjunto da Secretaria de Política de Informática do MCTI fez uma breve apresentação em nome do ministério, e o secretário executivo do Ministério das Comunicações, James Görgen, discursou rapidamente sobre o tema. O workshop foi ministrado pela consultora do projeto Mercosul Digital, Vanda Scartezini, responsável pela empresa Polo Assessoria e Comércio em Informática, que também é diretora da ABES e Presidente do Conselho da Fundação FITEC.
 
O objetivo do evento foi prover uma visão do Comércio Eletrônico e seus marcos legais nos países do Mercosul e apresentar metodologias e estratégias para a promoção de empresas com potencial exportador. Entre elas estão sugestões de melhorias no desempenho e métricas para o Comércio Eletrônico e boas práticas para torná-lo seguro e acessível, do ponto de vista das pequenas e médias empresas (PMEs), compartilhando conhecimentos gerados no projeto Mercosul Digital em relação aos aspectos regulamentares, técnicas e de segurança nos países da região.
 
O workshop faz parte de um ciclo de eventos, no âmbito do Mercosul Digital – projeto de cooperação internacional entre União Europeia e Mercosul desenvolvido no âmbito da Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECyT). O projeto tem foco nas áreas de e-commerce, capacitação contínua, desenvolvimento das PMEs e difusão dos temas da sociedade da informação em geral.

 

acesso rápido

pt_BRPT