Compartilhe

 
Três meses depois da inauguração da Rede Municipal de Centros de Inovação, mais de 92 eventos já foram realizados nos espaços.

 

Florianópolis é a primeira cidade brasileira a ter uma rede municipal de centros de inovação, espaços que fomentam o empreendedorismo tecnológico e que estão espalhados pelos bairros. Na última terça-feira (30) mais um centro foi credenciado, o Soho, localizado em Coqueiros, na região continental. O evento contou com palestra de In Hsieh, que é CEO da Chinnovation-CBIPA e já foi head de e-commerce da Xiaomi na América Latina, além de estar entre os fundadores da Submarino e da Baby.com.br.
 
A rede de centros de inovação foi lançada no começo deste ano e os espaços já receberam mais de 92 eventos, entre palestras e rodadas de negócios, com participação de aproximadamente 700 pessoas. Também foram oferecidas 20 capacitações e 23 visitas técnicas nos locais, envolvendo 395 participantes.
 
“Ambientes de inovação são fundamentais para promover a troca de experiências e a cooperação, fatores muito importantes para o desenvolvimento de um polo tecnológico. Temos muito orgulho de ter participado da construção da Rede Municipal de Centros de Inovação, que já está movimentando o ecossistema de empreendedorismo de Florianópolis”, diz Daniel Leipnitz, presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE).
 
“Em conversa com a ACATE, vimos uma oportunidade para melhorar e ampliar aquilo que já estava em andamento, favorecendo ainda mais resultados positivos para o desenvolvimento econômico do setor tecnológico da cidade. Construímos coletivamente um modelo que potencializa aquilo que já funciona bem no município. A partir de deliberações no Conselho Municipal de Inovação e no Comitê Gestor do Fundo Municipal de Inovação, criamos e aprovamos esse projeto que incentiva quatro centros distribuídos pela cidade e que ainda não existe no Brasil. Este é o segundo espaço inaugurado e que tenho certeza do sucesso. A iniciativa reforça a posição de liderança de Florianópolis no setor da inovação tecnológica”, explica Marcus Rocha, Superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura.
 
O projeto nasceu de uma parceria entre a ACATE e a prefeitura de Florianópolis. O objetivo da iniciativa é utilizar centros de inovação localizados no município para fomentar o ecossistema, estimular a cultura empreendedora e gerar e escalar negócios inovadores. No início do ano, três centros já haviam sido credenciados pela rede, o ACATE Downtown, no Centro; o ACATE Primavera, na SC-401; e o ACATE Sapiens Parque, no Norte da Ilha. O Soho será o primeiro do Continente.
 

 

acesso rápido

pt_BRPT