Compartilhe
Revendas de Informática foram abordadas em Sorocaba e Jundiaí

Na última quinta-feira (31), agentes do 1º Distrito Policial de Jundiaí (SP) realizaram uma ação de busca e apreensão em duas lojas de informáticas suspeitas de comercializar cópias piratas de programas de computador. Sob o comando do delegado Paulo Sérgio Martins, as autoridades encontraram 24 mídias. 
 
Com o apoio logístico da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), essa é a segunda operação realizada nesta semana, no Estado de São Paulo, por autoridades policiais para combater a pirataria no país. Em Sorocaba (SP), foram apreendidas 58 cópias de programas de computador falsificados, na última quarta-feira (30). A ação foi comandada pelo delegado Dr. Urban Filho, da Delegacia de Investigações Gerais de Sorocaba. Os agentes apreenderam os itens em três revendas de informática de Sorocaba, suspeitas de comercializar os artigos ilegalmente.
 
O presidente da ABES, Jorge Sukarie, destaca que esses estabelecimentos estão sujeitos a penalidades previstas em lei contra a venda de software pirata. “Ao praticar o crime de reprodução de uma obra de propriedade intelectual, esses locais promovem a concorrência desleal no mercado em que atuam. Além disso, a pena pecuniária é de até 3 mil vezes o valor de cada programa reproduzido ou  usado ilegalmente, cumulada com a pena privativa de liberdade de até três anos”, destaca o presidente.
 
47% dos computadores vendidos no Brasil estão pré-infectados
 
Ao adquirir um computador o consumidor deve sempre exigir a comprovação de que o software instalado no equipamento é original.  O estudo do IDC indicou que 47% dos computadores comercializados no país estão pré-infectados, com malwares, incluindo Trojans e outros vírus poderosos.  “O uso desses programas expõe os usuários a riscos iminentes capazes de roubar informações e dados pessoais”, destaca Sukarie.
 
Para combater essa realidade e diminuir o atual índice de pirataria no Brasil, que é de 50%, de acordo com estudo da BSA-The Software Alliance, a ABES mantém o Portal Denuncie Pirataria de Software. “Quando alguém desconfiar da originalidade do software, pode realizar uma denúncia anônima pelo portal, disponível no website http://www.denunciepirataria.org.br. Ou se preferir, pode baixar o aplicativo do Portal disponível nas plataformas Android e IOS”, comenta o presidente. 

acesso rápido

pt_BRPT