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A AnnA – novo hub conversacional que conecta pessoas a sistemas por meio de aplicativos de mensagens, tem conquistado mercado no Brasil. De acordo com Marcos Abellón, o diretor geral da W5 Solutions, empresa brasileira reconhecida pelo desenvolvimento de soluções de BI, a AnnA é um canal de comunicação versátil que pode ser adotado para treinamento de equipes, vendas, coleta de dados em pesquisas, e como plataforma de aprendizagem, além de analisar os dados do negócio para tomada de decisões por meio de gráficos e dashboards.

A plataforma demorou um ano para ser desenvolvida, sendo que o GeneXus foi utilizado para seu desenvolvimento como a ferramenta de programação. Ela pode ser integrada com aplicativos de mensagens – como Messenger, Telegram e, principalmente, o WhatsApp, que é utilizado por mais de 120 milhões de brasileiros e está instalado em 91% dos smartphones do país. “As plataformas conversacionais trazem maior praticidade e funcionam como um canal estratégico, afinal, hoje em dia, ninguém quer receber mais ligações”, argumenta Abellón.

“Criamos um hub conversacional que ainda tem a facilidade de se integrar a vários serviços, como de pagamentos, contato com o colaborador e Help Desk, além do uso para a comunicação com os clientes. Penso que é mais um recurso para aliar tecnologia e bom atendimento em empresas de todos os portes. “A plataforma já está integrada com alguns sistemas, mas qualquer outro tipo de serviço pode ser conectado via webservices à AnnA”, afirma Abellón.

Case de sucesso

Um dos primeiros cases de sucesso da plataforma que conecta pessoas a sistemas é com a FIL Group Brasil, sediada em Curitiba (PR). O agente de transporte e logística internacional que opera com importações e exportações, acaba de lançar com a ajuda da AnnA o pioneiro serviço FIL Connect by AnnA, agora disponível para os seus mais de 300 clientes.

O serviço FIL Connect by AnnA oferece às informações do transporte, que estão no ERP da FIL Group, em tempo real e na palma da mão com uma simples solicitação de comando @filgroup dentro do app de mensageria (WhatsApp). Diariamente, a empresa enviava em média 150 e-mails aos clientes; com a nova plataforma, o envio dos dados passa a ser muito mais ágil e automatizado.

“Como para o setor de logística e transporte internacional, a comunicação, agilidade e a transparência são valores importantes, o FIL Connect by AnnA é uma ferramenta que soluciona problemas de demandas ao conectar pessoas ao nosso sistema a qualquer momento do dia”, afirma o diretor do FIL Group, Fabio Kamada.

A previsão é que o FIL Connect by AnnA e demais ferramentas contidas no FIL Tools em um futuro próximo possam substituir uma parte significante da operação manual de emissão de relatórios sobre a localização, fluidez e performance de processos. Feita até então por colaboradores de forma totalmente manual, principalmente por consulta a sites, e-mails e também telefonas.

“Entendemos que este processo permitirá que estes mesmos colaboradores tenham mais tempo para funções que são consideradas “mais nobres”. Além disto, os clientes da empresa passam a ter acesso ao canal de comunicação on-line e direto através do FIL Connect by AnnA e assim que ocorre o embarque de uma mercadoria, passam a ter opção de solicitar relatórios com follow-ups do processo no formato PDF através dentro do aplicativo. E ao final acreditamos ser pioneiros na oferta desse serviço ao mercado”, pontua Kamada.

Sobre a W5 Solutions

A W5 Solutions foi fundada em 2003 e atende empresas dos mais diversos segmentos, atuando no Brasil e no exterior. A empresa desenvolve soluções customizadas para a nuvem na web e dispõe de profissionais altamente capacitados e certificados na plataforma de BI e também para desenvolvimento de soluções SaaS na nuvem.

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