Compartilhe

Seção focou setores de Educação, Saúde, Saneamento e Serviços Financeiros

 
Voltada à disseminação e fomento de negócios de impacto social no Brasil, a Artemisia (www.artemisia.org.br) anunciou as 10 startups que iniciaram o processo de aceleração em março. A organização seleciona e acelera empresas que oferecem, de forma intencional, soluções escaláveis para problemas sociais da população de baixa renda. Na área da Educação, as selecionadas são Conecta Mundo, Educareer e Sementes Brilhantes; em Saneamento, Ectas Saneamento; na Saúde, Mobilià, Casa Ângela e MedCloud; em Serviços Financeiros, EWally, Controly e Biva.
 
Entre os critérios da seleção destacam-se negócios criados por empreendedores com intenção genuína de mudar o Brasil para melhor, com histórico de realizações e capacidade para atrair talentos e desenvolver uma equipe consistente para atuar em negócios de impacto social focados em saúde, educação, serviços financeiros, habitação, empregabilidade e tecnologia assistiva. Os produtos e serviços devem ser desenhados para melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda.
 
Segunda Débora Basso, coordenadora de Aceleração da Artemisia, os negócios selecionados na primeira turma de 2015, embora sejam de setores diferentes – serviços financeiros, educação, saneamento e saúde –, têm como traço comum a inovação alinhada a oportunidades de mercado. “Neste ano, notamos o crescimento de ideias inovadoras em serviços financeiros para a baixa renda, que é resultado da regulamentação nacional de meios de pagamentos móveis. Nessa turma, a média de idade do empreendedor é de 40 anos”, afirma a executiva.
 
Nos últimos quatro anos, a Artemisia articulou, com o programa Aceleradora, R$ 32 milhões para 59 negócios acelerados; desses, 46% receberam investimento. Em 10 anos de atuação, a organização consolida a expertise em acelerar negócios de impacto social em curto espaço de tempo e potencializar startups para receber investimentos e alcançar resultados econômicos e sociais em larga escala. O programa Aceleradora da Artemisia é hoje o que tem o melhor track record do país.
 
Negócios acelerados
 
ECTAS SANEAMENTO (Joinville – SC) / www.ectas.com.br
Fundada em 2002, a Ectas oferece estações compactas para o tratamento de efluentes domésticos, comerciais e industriais. Na prática, permite o reuso da água para fins não potáveis. Com a mesma tecnologia já desenvolvida, surgiu o MiniTrat (patente em processo); o produto – que teve apoio do CNPQ e do Instituto Euvaldo Lodi para desenvolvimento –, pode ser facilmente instalado em uma residência e substitui a fossa séptica com mais eficiência, segurança e preço similar. O MiniTrat compõe uma linha de negócios voltada a famílias que não têm acesso a saneamento.
 
CONECTA MUNDO (São Carlos – SP) / www.conectamundo.com.br
Fundada em 2011 pelo físico Paulo Mascarenhas, a Conecta Mundo oferece uma solução de ensino híbrido baseada em uma plataforma digital com interface de rede social e oferece para os professores  uma formação prática na qual eles criam um projeto por meio de ferramentas digitais e aplicam em sala de aula. Isso permite que a escola consiga incorporar a tecnologia dentro do processo de ensino/aprendizagem de maneira efetiva.  A solução foi aprovada pelo Guia de Tecnologias do MEC, e está em uso em escolas públicas, privadas e por meio de uma editora.
 
EDUCAREER (São Paulo – SP) / www.educareer.com.br
Fundada em 2014 pelos empreendedores Daniel Sgambatti e Rafael Pinto, A EduCareer oferece uma solução web mobile para a redução da evasão no ensino superior privado, atacando suas principais causas: para a escolha do curso, oferece um serviço de orientação profissional; para o baixo desempenho, oferece conteúdo de nivelamento; e para a preparação para o mercado de trabalho, oferece oficinas de desenvolvimento de habilidades comportamentais e promove conexão direta.
 
SEMENTES BRILHANTES (São Paulo – SP) 
Fundada em  2015 por Glaucia Maciel, a  Sementes Brilhantes da Steps é um sistema de tecnologia educacional com preço acessível para otimizar o desenvolvimento integral de crianças na primeira infância, composto por kits de materiais e brinquedos diferenciados,  formação integrada  e manuais interativos. Este programa está sendo desenvolvido com base na experiência de 12 anos da Steps (www.stepsbabylounge.com.br) e utiliza os princípios da neuroeducação, múltiplas inteligências e linguagens expressivas. O piloto da Sementes Brilhantes terá inicio em julho de 2015 em três creches conveniadas de São Paulo.
 
MOBILITÀ SISTEMAS (Uberaba – MG) / www.mobilitasistemas.com.br
Fundada em 2014 pelos empreendedores Guilherme Cunha e Júlio César Souza, a Mobilità  aplica tecnologia para melhorar a gestão de programas públicos de saúde. A startup oferece soluções para o controle e transparência das informações da população atendida – diminuindo a assimetria de informação entre todos os diferentes atores que fazem parte desses programas de saúde, desde o paciente até o gestor público.
 
CASA ÂNGELA (São Paulo – SP) / www.casaangela.org.br
Fundada em 2009, a Casa Ângela é um espaço para o parto humanizado. Oferece para gestantes e novas mães, um serviço completo de acompanhamento pré-parto, parto e no primeiro ano de vida do bebê com alta qualidade e baixo custo. Todo o atendimento segue os princípios do parto humanizado, ou seja, respeita a todo tempo a vontade da mãe – e não faz intervenções desnecessárias durante o parto.
 
MEDCLOUD (Ponta Grossa – PR) / www.medcloud.com.br
Fundada em 2009 pelos empreendedores Dimas Silva Jr. e Marisângela Brittes, a MedCloud é uma plataforma  online que possibilita o gerenciamento e compartilhamento de exames, em todos os tipos de mídia e modalidades entre clínicas, médicos, dentistas e pacientes. A tecnologia  oferece funcionalidades e linguagens específicas para cada categoria de usuário, sendo especialmente desenhada para melhorar a experiência do paciente em todas as suas interações clínicas.
 
EWally (São Paulo – SP)
Fundada em 2010 por André Cunha, a empresa oferece a microempreendedores uma forma simples e barata para receber pagamentos: o celular. O aplicativo da EWally transforma o celular em um POS (point of sale); o dinheiro recebido fica em uma conta virtual e pode ser sacado em caixas eletrônicos – ou utilizado com um cartão de débito pré-pago (bandeira Visa ou MasterCard). A startup também oferece aos clientes adiantamento de recebíveis – no caso de compras no cartão de crédito, assumindo o papel de subadquirente de crédito.
 
CONTROLY (São Paulo – SP) / www.contro.ly
Fundada em 2014 por Pedro Conrade e Guilherme Cozza, a Controly visa se tornar o banco para o jovem promissor do Brasil. Atualmente, oferece a melhor experiência na gestão financeira, elevando a educação financeira de seus usuários por meio de um aplicativo para smartphones – integrado a uma e-conta e um cartão pré-pago –,  proporciona uma assessoria financeira simples e inteligente para usar melhor o dinheiro na realização de sonhos e objetivos. Na prática, Controly é uma solução financeira para que jovens consigam cuidar melhor do seu dinheiro através de um aplicativo e um cartão pré-pago.
 
BIVA (São Paulo) / www.biva.com.br
Fundada em 2014 por Eduardo Teixeira, Jorge Vargas Neto e Paulo David, a  Biva oferece a primeira plataforma de empréstimo peer-to-peer online, adequada ao sistema financeiro brasileiro. A plataforma une pessoas que desejam investir em pequenas e médias empresas que buscam empréstimos  de forma simples e descomplicada. A plataforma pode ser utilizada como investidor – que pode aplicar seu dinheiro em diversos projetos e acompanhá-los ao longo do tempo – ou utilizar o perfil de tomador de crédito e realizar todas as etapas do processo de  empréstimo dentro da própria plataforma.
 

 

acesso rápido

pt_BRPT