Compartilhe
Associados se preparam para buscar recursos para inovação

A ABES vem realizando, nos últimos meses, várias ações para informar e capacitar os empresários do setor sobre captação de recursos disponíveis para inovação tecnológica e desenvolvimento das empresas do setor. “O objetivo é estimular a inovação no ambiente de trabalho e ajudar os gestores a transformar ideias e criatividade em produtos e serviços viáveis comercialmente”, explica Jamile Sabatini Marques, diretora de inovação e fomento da entidade.
 
Este tema vem atraindo um número cada vez maior de interessados, que assistiram a várias palestras realizadas e, mais recentemente, se inscreveram no Curso “Captação de Recursos à Inovação – Conceitos e Prática”. 
 
Este curso foi promovido em junho pela entidade e ministrado por Manuela Soares, diretora da Inventta, consultoria do Instituto de Inovação, que já ajudou dezenas de empresas a viabilizarem os investimentos em inovação tecnológica, por meio da utilização dos mecanismos públicos de apoio ao aperfeiçoamento das soluções, e à estruturação de projetos, processos e controles mais adequados.
 
“Posso dizer que tivemos um dia muito proveitoso no curso realizado pela ABES e ministrado pela Manuela”, avalia Rafael Sampaio Tentilhão, líder de projetos da ISSX, destacando os conhecimentos que obteve sobre linhas de crédito disponíveis para o mercado de TI especificamente, as dificuldades encontradas nas solicitações, os diferentes benefícios fiscais para as empresas do setor, as linhas de crédito do BNDES e FINEP e os casos de sucesso. “Tivemos também uma ótima troca de conhecimentos e experiências entre os participantes. Diversas situações reais foram apresentadas e discutidas pelos presentes".
 
Wallace Oliveira, CEO da Venki Tecnologia, aponta a grande variedade de programas como uma das maiores dificuldades na busca de recursos financeiros para projetos de inovação: “É uma infinidade de condições, taxas, benefícios e restrições. Neste treinamento, conseguimos ter uma visão clara das principais opções para empresas de software e quais são as melhores práticas para alcançar sucesso na captação de recursos. Também ficamos sensibilizados pela necessidade de manter uma estrutura de pessoas e processos para projetos de inovação, e considero este o próximo passo a ser seguido na nossa empresa", planeja.
 
“Foi muito esclarecedor e a apresentação da Manuela foi bem didática e, certamente, vai ajudar a minha empresa a desenvolver projetos para captação de recursos”, destaca Christian Rodrigo, gerente de tecnologia da AG Direct. Considero também muito importante que a ABES realize mais encontros específicos para esclarecer cada novo edital lançado”, sugere. 
 

acesso rápido

pt_BRPT