Compartilhe
A automação comercial de restaurantes proporciona a redução de 80% em custos causados por erros operacionais e amplia em 15% a rotatividade das mesas dos estabelecimentos, segundo levantamento da Esys Colibri, empresa de automação comercial. Além da precisão no envio de pedido para a cozinha e para o caixa, a automação auxilia também o garçom a atender com qualidade até 12 mesas, o dobro de um garçom tradicional. Equipamentos como smartphones, tablets, telas sensíveis ao toque e outros tipos de comandas eletrônicas dispensam totalmente o uso do papel, evitando erros de anotação, grafia ilegível e desperdício.
 
Quando o  iPad foi lançado no Brasil, em novembro de 2010, o aparelho também chegou ao Bar Brahma e foi transformado em cardápio digital, pela Esys Colibri. “Vimos a possibilidade de ampliar as vendas dos estabelecimentos, pois as fotos em alta resolução das sobremesas e outros pratos são muito atrativas”, explica Mauricio Medeiros, diretor da Esys Colibri e idealizador do projeto.
 
A pizzaria Divina Comédia, de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, também aderiu ao cardápio digital da Esys Colibri. “Optamos pelo iPad, pois representa segurança das informações, agilidade e modernidade. Os clientes gostam muito e se mostram surpresos com a novidade tecnológica. Os iPads representam mais um diferencial da pizzaria”, explica Ana Paula Devide, proprietária do estabelecimento. 

No Café Donuts, em Jundiaí, interior de São Paulo, são utilizados pelas atendentes quatro iPods. “A solução agiliza muito o atendimento, melhora a qualidade do serviço e deixa o cliente ainda mais satisfeito”, afirma Aquiles Jacob, proprietário do Café Donuts. Na pizzaria Armazém Paulistano e no sushi bar Zem Paulistano, ambos de Salvador (Bahia), o iPod também virou comanda eletrônica. “Resolvemos implantar a tecnologia, pois senti a necessidade de deixar os garçons mais perto dos clientes. Agora, eles não precisam sair da praça deles e ficam o tempo todo em contato com a clientela”, afirma Evaristo Castineira, proprietário dos dois estabelecimentos. 
 

acesso rápido

pt_BRPT