Compartilhe
 

 

Entidade amplia número de associados e avança na prestação de cursos e
serviços para o setor de TI em Santa Catarina

A Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) fecha 2013 com um aumento no número de associados, novos serviços e com a consolidação do modelo de Verticais de Negócio. Criadas em 2009, as verticais da associação ganharam dois novos grupos neste ano, nas áreas de Cloud Computing e Manufatura. Uma pesquisa realizada pela entidade com 55 empresas verticalizadas registrou crescimento de 32,9% no faturamento (que somou R$ 542,9 milhões) em 2012 na comparação com o ano anterior. O resultado está acima da média do setor de TI em Santa Catarina, que cresce 20% ao ano. As Verticais ainda registraram crescimento de 40% no número de colaboradores e de 23% no investimento privado em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).

Para o presidente da ACATE, Guilherme Bernard, o modelo também contribuiu para o aumento no número de associadas. “Estamos fechando o ano com mais de 370 empresas, o que reflete a força do setor de tecnologia e também a importância de termos uma entidade que não só represente, mas que apoie o desenvolvimento e a sinergia entre as empresas”. Além da criação de dois novos grupos, a entidade lançou no final do ano o portfólio online de produtos e serviços oferecidos pelas empresas ligadas às Verticais, para auxiliar na busca de soluções de TI e de empresas do setor em Santa Catarina, em projeto viabilizado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

Em 2013, a entidade criou também a Diretoria de Mercado, com o objetivo de apoiar a gestão e fortalecer o relacionamento com os associados. Junto à Diretoria, foi eleito o Conselho Deliberativo, para auxiliar na tomada de decisões e dar maior transparência e representatividade às ações da Associação. Outra conquista para o setor foi o lançamento do TecPrevi, um plano de previdência voltado às empresas de tecnologia, que traz vantagens tanto para o empregador, quanto para o empregado, diminuindo a rotatividade, oferecendo incentivos fiscais, além de estabelecer boa imagem perante o público e promover a valorização do corpo funcional.

Apoio a cursos e à incubação virtual – O fortalecimento do setor de tecnologia catarinense também se deu por conta das ações da incubadora gerida pela ACATE com apoio do Sebrae, o MIDI Tecnológico. Sete empresas nascentes foram selecionadas para ingressar na incubadora pela modalidade virtual e outras cinco foram graduadas, totalizando 71. Assim, o MIDI encerra 2013 com 21 empresas incubadas, sendo 15 virtuais e seis residentes. Além disso, o “Programa de fortalecimento da economia criativa em TIC de Santa Catarina” da incubadora foi aprovado no 1º Edital de Fomento a Incubadoras de Empreendimentos da Economia Criativa, do Ministério da Cultura (MinC).

Com o apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina (SDS) e da Fapesc, a ACATE ofereceu aos associados cursos gerenciais do Geração TEC, para capacitar profissionais em áreas complementares na gestão dos negócios de base tecnológica. A Associação também firmou parceria com a Academia Brasileira de Coaching (Abracoaching), para o curso de formação em Coaching Profissional com Certificação Internacional pelo Behavioral Coaching Institute (BCI), realizado em Florianópolis e em Blumenau. Para ampliar a qualificação da empresas desenvolvedoras de software, a ACATE realizou cursos de introdução ao MPS.BR, avaliou três grupos com 11 empresas no programa e já está com um novo grupo formado para avaliação.

acesso rápido

pt_BRPT