Compartilhe


ABES foi convidada pelo MCTIC e representada por Werter Padilha

 

Entre os dias 28/05 e 01/06, Werter Padilha, coordenador do Comitê de IoT da ABES, representou a associação na missão brasileira, formada por representantes de governo, de universidades e de empresas de tecnologia, que avaliou tecnologias de IoT aplicadas ao agronegócio em três países europeus: Bélgica, Holanda e Itália. A ação faz parte do projeto de cooperação entre a União Europeia (UE) e o Brasil, no âmbito dos Diálogos Setoriais na área de Tecnologia da Comunicação e Informação.
 
Participaram da missão Guilherme Côrrea e Thales Marçal Vieira Netto, ambos da Secretaria de Políticas Digitais (Sepod) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); Alberto Paradisi, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento do CPqD; Moacyr Martucci, professor e pesquisador da Escola Politécnica da USP; e Fabrício Vieira Juntolli, chefe da Divisão de Agricultura de Precisão e Novos Insumos do Ministério da Agricultura.
 
A viagem começou em Bruxelas (Bélgica), onde ocorreram reuniões com representantes da ALLIANCE FOR INTERNET OF THINGS INNOVATION (AIOTI), maior associação de IoT da Europa, e com o Internet of Food and Farm 2020, que visa tornar realidade a IoT e estimular a expansão da agricultura de precisão na região.
 
Fazenda da ILVO que tem testado tecnologias de IoT

A diversificada programação incluiu ainda, entre outras atividades, a Flanders Research Institute for Agriculture, Fisheries and Food (ILVO), que tem testado tecnologias de IoT, como Sigfox, RFID e beacons, na criação de gado e suínos; uma pequena fazenda na Holanda, na qual três pessoas utilizam tecnologia no monitoramento de 200 cabeças de gado; palestras na Wageningen University & Research, centro holandês referência na área; e visita à cooperativa de produção de vinhos Mezzacorona, na Itália, onde novas tecnologias são usadas desde o processo de avaliação por imagem das uvas até a logística, com sensores que fazem o monitoramento das condições de transporte, avaliando umidade, temperatura e trepidações.

 

Visita à cooperativa de produção de vinhos Mezzacorona

Agronegócio no Plano Nacional de IoT

Proporcionar mais produtividade e eficiência à produção agrícola e à pecuária é uma das vantagens das novas tecnologias, sendo que Rural é uma das verticais priorizadas pelo Plano Nacional de IoT. “Conhecemos diversos casos de sucesso, aprendemos bastante e já temos em mente várias possibilidades de cooperações, pois o diálogo deverá continuar. A missão foi muito enriquecedora, tanto no aspecto técnico como em contatos gerados, e aprovada por todos os participantes”, destacou Guilherme Corrêa, do MCTIC.
 
Werter Padilha, coordenador do Comitê de IoT da ABES, considera que a missão foi uma valiosa etapa de um processo, que visa difundir conhecimento e expandir as tecnologias de IoT no agronegócio brasileiro. “Como entidade, somos catalisadores da transformação digital em diferentes setores e continuaremos engajados neste trabalho. O agronegócio tem uma significativa representatividade econômica no Brasil e avançará ainda mais por meio de projetos de cooperação, que unam pesquisadores, institutos de pesquisa e empresas nacionais e europeias”, conclui.

acesso rápido

pt_BRPT