Compartilhe
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e o governo da França assinaram o Programa Brasil-França de Cooperação em PD&I Industrial, pelo qual as empresas interessadas poderão se candidatar a receber recursos públicos para projetos. O objetivo é estimular o desenvolvimento conjunto de projetos de PD&I industrial entre as empresas brasileiras e francesas por meio de um serviço de busca de parceiros e de financiamento, utilizando recursos do Bpifrance, do lado francês, e do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e demais instituições de fomento do lado brasileiro.
 
Para participar do edital, as empresas devem manter um contato prévio, diretamente ou por intermédio do website do programa (www.brasilfranca.mdic.gov.br), para negociar o projeto e definir como será a divisão das tarefas e dos resultados que forem obtidos com a pesquisa, tanto em termos de propriedade intelectual quanto da produção e comercialização em si.
 
As áreas contempladas são dos setores Tecnologia da Informação e Comunciação (TIC), desenvolvimento urbano integrado (i.e. cidades Inteligentes e redes elétricas inteligentes) biotecnologia, química verde, biocombustíveis, saúde, petróleo e gás, energia e cosméticos, que resultem no desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços de aplicação industrial, levando a comercialização nos mercados internos e/ou globais. As empresas apoiadas para desenvolverem projetos conjuntos de PD&I com Unidades EMBRAPII também poderão solicitar financiamento reembolsável perante o BNDES e demais instituições de fomento.
 
A Chamada está aberta até 30 de outubro de 2016. Um comitê gestor permanente irá avaliar os projetos à medida que forem apresentados e, uma vez aprovados, os encaminhará para financiamento.
 
Para outras informações, acesse www.brasilfranca.mdic.gov.br ou mande e-mail para brasilfranca@mdic.gov.br.

acesso rápido

pt_BRPT