Compartilhe


A ABES marcou presença no 2º Seminário Brasscom Políticas Públicas & Negócios, realizado nos dias 15 e 16 de março de 2017, em Brasília (DF). Fábio Rua, coordenador do Comitê Regulatório da ABES e Diretor de Relações Governamentais e Assuntos Regulatórios da IBM América Latina, apresentou, no dia 15, a iniciativa Brasil, País Digital (www.brasilpaisdigital.com.br), lançada pela ABES em maio de 2016, com a criação de um Portal e, depois, com o lançamento de uma página no Facebook, em julho, e de apresentações em eventos. Ele discorreu sobre o plano de comunicação da campanha para 2017, que será intensificado por meio de ações nas redes e eventos presenciais, e apresentou, em primeira mão, o novo perfil no twitter do movimento (@BRpaisdigital).

A proposta da iniciativa é permitir que a sociedade civil se engaje na discussão e tenha acesso a informações qualificadas sobre a coleta, o uso e o compartilhamento de dados, além do trabalho educacional em segurança digital. “Percebemos que esse debate sobre o uso de dados, inovação e novas tecnologias não estava chegando ao cidadão comum. Por isso, as entidades representativas se uniram para aumentar o poder de viralização do debate a fim de atingir o maior número possível de pessoas”. Fábio Rua falou ainda sobre as ações do governo virtual, relevantes para o processo de transformação digital em curso, os projetos de lei sobre privacidade e de como a proteção de dados é um tema crítico na atualidade.   
 
Essa iniciativa conta com o apoio de uma série de parceiros institucionais: ABIIS (Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde),  Assespro (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação),  Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação),  BSA  – The Software Aliance,  FENAINFO (Federação Nacional das Empresas de Informática),  Instituto Brasileiro de Direito Digital,    ITI Decodes (Information Technology Industry Council),  ABRANET – Associação Brasileira de Internet e IAB Brasil – Interactive Advertising Bureau.
 


Francisco Camargo, presidente da ABES, também esteve presente no seminário organizado pela Brasscom. Além de prestigiar o evento setorial em que tomou posse as novas diretorias regionais e nacional da Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assesspro), Camargo mediou o painel “Governo Digital: marcos legais, governança e estratégia”, ocorrido nesta quinta (16), do qual participaram Márcio Rodrigo Braz, Secretário de Fiscalização de TI do Tribunal de Contas da União TCU; Wagner Silva Araujo, Diretor de Governo Digital do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão  (MPDG); Glória Guimarães, Diretora-Presidente do Serpro; Vivalde Cunha Resende, Superintendente Executivo dos Correios. O painel tratou de temas como atendimento aos cidadãos, produtividade do governo, governança, coordenação das atividades das áreas de TI nos órgãos públicos e a complexidade representada pela necessidade de garantir a integração, a integridade e a segurança dos dados em posse de governo. 

acesso rápido

pt_BRPT