Compartilhe
Serão aceitas propostas de pesquisas em áreas estratégicas
 
Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT). O objetivo da chamada é apoiar atividades de pesquisa de alto impacto científico em áreas estratégicas, na fronteira do conhecimento e que busquem soluções para grandes problemas nacionais, por meio da consolidação dos INCTs.
 
Os temas preferencialmente apoiados são: tecnologias ambientais e mitigação de mudanças climáticas; biotecnologia e uso sustentável da biodiversidade; agricultura; saúde e fármacos; espaço, defesa e segurança; desenvolvimento urbano; segurança pública; fontes alternativas de energias renováveis, biocombustíveis e bioenergia; nanotecnologia; pesquisa nuclear; tecnologia da informação e comunicação (TIC); e controle e gerenciamento de tráfego aéreo.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de setembro por meio da plataforma Carlos Chagas (http://carloschagas.cnpq.br/).  O resultado será divulgado em março de 2015, no site do CNPq.
 
O edital dispõe, inicialmente, de R$ 641,8 milhões, dos quais R$ 300 milhões vêm do governo federal, por meio da própria agência financiadora do MCTI, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Outras entidades, públicas ou privadas, podem compor o grupo financiador das propostas, mesmo após a contratação dos projetos em que tenham interesse de aportar valores adicionais, em uma etapa de negociação prevista pelo edital.
 
O proponente do projeto deve possuir o título de doutor e ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes, atualizado até a data limite para a submissão da proposta. É necessário ter algum vínculo empregatício com instituição pública ou privada.
 
O Programa é voltado à constituição de novos INCT ou ao fortalecimento dos institutos já existentes. Para os INCT já existentes, no julgamento também serão considerados os resultados obtidos, com metas quantificáveis, o fortalecimento do INCT nas instituições-sede (transformação em Núcleos de Pesquisa, Centros de Tecnologia ou equivalentes), criação de Programas de pós-graduação, geração de resultados transferidos ao setor público ou a empresas, dentre outros aspectos.

acesso rápido

pt_BRPT