Compartilhe
Por Sergio Canovas
 
Realizar o balanço das mercadorias, verificar a disponibilidade de produtos e priorizar os itens que devem ser mantidos no estoque fazem parte da gestão empresarial. E para coordenar todos esses processos, é necessário tempo e eficiência. Por isso que, para uma empresa grande ou pequena, manter o controle do estoque é tão importante.
 
Muitos empresários acreditam que o ponto forte das empresas está voltado para a parte comercial e encontra-se principalmente na área de vendas. No entanto, processos administrativos já provaram o quão necessário se faz realizar o controle do estoque. Ao controlar a entrada e saída dos produtos é possível dimensionar as quantidades necessárias dos itens do estoque, justificando dessa forma o valor investido em ferramentas de software de gestão.
 
Com um software de gestão (ERP) adequado, a obtenção de inventários e o controle do estoque é otimizada. Desse modo, não é necessário gerar diversas planilhas porque todo o processo de atualização do estoque ocorre de forma integrada com as operações. Um sistema ERP disponibiliza relatórios para realizar consultas e análises de compra e venda dos produtos ofertados, o que consequentemente, facilita a tomada de decisão no processo de compras.
 
Assim, o empresário consegue atender altas e baixas demandas, mantendo a rotatividade dos produtos e garantindo o abastecimento das mercadorias. Quando uma empresa não realiza o gerenciamento do estoque, é possível que ocorram desvios e desperdícios, acarretando em perda nas vendas quando se pensa que determinado produto está indisponível no estoque e na realidade, ele não está.
 
Acompanhar os indicadores do estoque com frequência é fundamental. Gerenciar os pedidos efetuados e cancelados, acompanhar status de entrega, verificar o volume de produtos no estoque e lidar com as reservas de novas vendas permitem a identificação de lacunas nos processos existentes.
 
O software de gestão PrimeStart permite o cadastramento de todos produtos da empresa, onde os itens encontram-se separados por quantidade, valores unitários e totais, fluxo de entrada e saída. Ao realizar o cadastramento, é possível consultar os produtos no estoque, planejar, controlar e gerar relatórios dos mais diversos tipos.
 
 
Sergio Canovas é sócio-diretor da P2S Tecnologia                                        

acesso rápido

pt_BRPT