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Vários empreendedores têm direcionado sua energia e criatividade para a criação de startups de impacto social, que visam transformar uma situação socioeconômica complexa e propor soluções a problemas reais do cotidiano. Sintonizada com os benefícios destas iniciativas, a ABES SOFTWARE CONFERENCE 2019 abriu a oportunidade para que estas startups falem sobre suas atividades durante o evento para que mais pessoas possam se engajar.

Além da Simbiose Social, cuja matéria você pode conferir aqui, as startup Doe Fácil e Leoa marcaram presença no evento com o pré-lançamento da Campanha Filantrópica Dezembro Roxo, que visa incentivar e facilitar as doações aos Fundos de Amparo à Criança e ao Adolescente, permitidas por lei e que podem ser deduzidas do imposto de renda devido no limite de até 6% para pessoas físicas. 

“Queremos fomentar este tipo de doação e educar os contribuintes a doar todos os anos, até o último mês do ano-calendário, conforme está definido nas regras da Receita Federal. Vamos ainda facilitar a experiência de doação, com aceitação de boleto bancário e cartão de crédito. Outro ponto importante é a automatização da emissão do recibo”, completa Paulo Henrique, CEO e cofundador das startups Cobre Fácil e Doe Fácil.

“Planejamos unir forças com outras marcas, empresas e associações de classe, como a ABES, para alcançarmos e mobilizarmos 5 milhões de pessoas. Fazer o bem por meio desta doação aos Fundos de Amparo à Criança e ao Adolescente não afeta o orçamento e proporciona alegria a quem colabora”, explica Eduardo Canova, fundador e CEO da Leoa.

A campanha Dezembro Roxo será lançada oficialmente em 01 de dezembro de 2018, quando as doações poderão ser realizadas por meio da plataforma Doe Fácil. Os empreendedores acreditam que é através da educação que será possível criar a cultura no brasileiro de doar e ajudar entidades. 

Sinergia de impacto social

A startup Doe Fácil nasceu a partir da atuação da fintech Cobre Fácil, uma plataforma que facilita e automatiza o processo de cobranças para as pequenas e médias empresas que, atualmente, já tem mais de 16 mil clientes. Paulo Henrique explica que a Doe Fácil surgiu quando eles começaram a receber cadastros de entidades do terceiro setor que a Cobre Fácil não atende.

“Fomos entender o motivo desta demanda e percebemos que existe burocracia e ineficiência muito grande para receber e automatizar doações. Por isso, a Doe Fácil se diferencia justamente por não seguir o formato de crowdfunding e, sim, se constituir em uma plataforma de soluções financeiras e gestão para o terceiro setor a fim de facilitar o recebimento dos donativos recorrentes ou não”, explica Paulo.

Já a startup Leoa, idealizada pelo empreendedor Eduardo Canova, é uma plataforma baseada em inteligência artificial que facilita a declaração de imposto de renda que se propõe a  ajudar milhões de brasileiros  a declararem seu IR de maneira simples e a pagar menos impostos, aumentando sua restituição, e, até mesmo, antecipando-a, através de meios legais que, geralmente, os contribuintes não conhecem.

Canova explica que a campanha é viabilizada pela sinergia entre as startups Leoa e Doe Fácil. “Muitas pessoas não doam, porque não sabem que essa doação é totalmente deduzida do IR devido e, além disso, o contribuinte não sabe como lançá-la na declaração. Vamos facilitar esta atividade para ele. A campanha Dezembro Roxo tem tudo para ser um sucesso”, conclui.

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