Compartilhe

 


Talita Lombardi, empresária, fundadora do blog Startup Stars e com atuação na implementação de dez startups, durante palestra online promovida pelo grupo Sage, destacou dicas importantes para ajudar as empresas a conseguir mais negócios em 2015. Confira cinco orientações:
 
1. Faça parcerias estratégicas
Estabelecer parcerias com empresas de renome é uma forma de trazer credibilidade para a marca. “As empresas são muito grandes para pensar em todos os pequenos detalhes. Trazer ideias que fujam do tradicional é essencial”, afirmou Talita. Ela destacou a Qranio, startup brasileira desenvolvedora de jogos de perguntas e respostas, que desenvolveu jogos sob medida para grandes empresas e clubes como Flamengo e Cruzeiro. “Quem vai dizer se você é bom ou não é o seu portfólio”.
 
2. Seja visto para ser lembrado
Os brasileiros costumam gostar do que está na mídia. “É necessário atrair a curiosidade da imprensa e gerar mídia para dizer para as pessoas o que você tem a dizer”, recomendou.
 
3. Criatividade e inovação são as chaves do negócio
Clientes e consumidores gostam de ser surpreendidos e se encantar com marcas criativas. A especialista destacou que isso envolve também o uso criativo das redes sociais. Ela recordou campanha realizada em 2012 pelo Peixe Urbano, que reuniu mil pessoas na Praia da Aleluia, em Salvador, para compor um mosaico humano em forma de peixe, em troca de descontos nos ingressos para o Festival de Verão.
 
4. Treine uma boa equipe
A equipe das empresas deve ser sempre muito bem treinada sobre o produto e atendimento ao cliente. “O líder deve ser um exemplo”, disse Talita. Para ela, é importante também ter uma meta definida em conjunto com o seu time e campanhas de incentivos aos vendedores.
 
5. Organize-se
É essencial planejar de forma detalhada o orçamento. “O planejamento de marketing deve estar alinhado com a equipe de vendas”, disse. Segundo ela, uma dica simples, mas que muitas vezes é deixada de lado é o acompanhamento semanal de resultados.
 
Talita Lombardi é formada em administração de empresas, com MBA em marketing digital pela FGV-RJ. Possui 15 anos de experiência profissional e atua desde 2011 junto a empresas de tecnologia, especializando-se em startups. Desde então, atuou diretamente na orientação ou implantação de dez startups, dentre elas Peixe Urbano, SaferTaxi e PedidosJá. A paraibana mantém o blog Startup Stars e ministra palestras e cursos sobre vendas e empreendedorismo em todo o Brasil (www.startupsstars.com/).
 

acesso rápido

pt_BRPT