Compartilhe

O webinar da ABES da série NOVOS TEMPOS com o tema “COMO FICA O CAPITAL HUMANO?” foi realizado no dia 24 de junho de 2020, e debateu as ações de desenvolvimento, valorização e retenção do capital humano, diante da urgência de estar em sintonia com a transformação digital e gerenciar os impactos da pandemia nos negócios e nas relações de trabalho.

O evento on-line foi moderado por Claudiney Santos, jornalista especializado da área de tecnologia da informação e comunicações, editor do portal TI INSIDE e SAÚDE DIGITAL NEWS; e diretor da TI INSIDE Eventos. As boas-vindas aos palestrantes e participantes foram dadas por Roberto Fücher, presidente da ABES.

Soft skills

Moacir Antônio Marafon, sócio-fundador da Softplan e vice-presidente de Talentos da ACATE, lembrou que um grande gargalo do setor de TIC é a falta de profissionais para ocupar as vagas que o mercado oferece, tanto em Santa Catarina como em outras regiões do Brasil. “A pandemia veio acelerar muitas tendências da transformação digital. As transformações são muito mais exponenciais. E vão sobreviver aqueles profissionais que se adaptam às condições do momento. Vamos precisar identificar quais as hard e as softs skills que serão mais adequadas a esta realidade”, apontou.

Aprendizagem contínua

Já Cátia Senssulini, gerente de Aquisição de Talentos da IBM Brasil, lembrou que por ser global, a empresa já tem uma cultura de conectividade, flexibilidade e infraestrutura, de relacionamento próximo com pessoas com quem não compartilhamos o mesmo espaço. “Conseguimos colocar 98% dos nossos colaboradas para trabalhar remotamente. Vamos falar muito nos próximos meses da importância de contar com profissionais que tenham a capacidade de aprendizagem contínua, resiliência e com saúde emocional, pois estamos em um mundo que se transforma muito rapidamente”, explicou.

Espírito empreendedor

“Tá claro para todos que o futuro foi acelerado”, enfatizou Celso Niskier, vice-presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo, diretor presidente da ABMES e reitor do Centro Universitário UniCarioca. Em sua opinião é fundamental refletir sobre aquilo que nos faz humanos, a respeito da criatividade e dos soft skills. “Entendemos que devemos desenvolver o espírito empreendedor nos jovens, desenvolver as competências pessoais, as técnicas e as gerenciais. Temos que estar preparados para novas ondas de crise que possam vir. O capital humano será cada vez mais valorizado. As universidades precisarão se adaptar, se quiserem continuar relevantes”, ponderou.

Mais visibilidade para carreiras do setor de TIC

Cofundador do Meu Futuro Digital, um movimento com o propósito de transformar o Brasil no país do futuro do Trabalho e da Educação por meio da Tecnologia da Informação, Rubem Daniel Duek disse que a pandemia está tornando possível o trabalho em rede e proporcionando vários aprendizados. “Somos mais fortes quando trabalhamos em rede e de forma coordenada. O Brasil está fazendo em 5 meses o que se esperava se fazer em 5 anos em termos de transformação digital”, alertou. “O país é uma terra de contrastes, com milhares de vaga ociosas e milhões de desempregados. Temos 27% de desempregados na faixa etária de 18 a 24 anos e um déficit esperado de 50% nas vagas do setor de tecnologia. Em termos de formação, ainda tem uma visibilidade muito baixa das carreiras no setor de TIC. É um cenário desafiador”, analisou.  

Convivendo com o caos

Lauro de Lauro, Cloud Guru Sênior na Sky.One Cloud Solutions e Diretor da ABES, lembrou que hoje em dia vivemos em um ambiente marcado pelo gerenciamento de incertezas. “O ser humano não está acostumado com o caos. Precisamos aprender a conviver com este caos e as empresas precisam estar preparadas para este cenário. Necessitamos ainda ter um forte engajamento com o time e manter a proximidade com as pessoas, mesmo de forma remota. A comunicação do líder com sua equipe precisa ser muito transparente. Não podemos perder o espírito de colaboração”, enfatizou Lauro.    

A Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) tem como propósito contribuir para a construção de um Brasil Mais Digital e Menos Desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos. Nesse sentido, tem como objetivo assegurar um ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico e competitivo globalmente, sempre alinhado a sua missão de conectar, orientar, proteger e desenvolver o mercado brasileiro da tecnologia da informação. Este webinar integra a estratégia da ABES de estar alinhada com seu propósito e colaborar ativamente para a realização de sua missão.

O conteúdo completo do webinar está disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=0b_PMEKpBIA

acesso rápido

pt_BRPT