Compartilhe
No evento também foi anunciado acordo que permite às PMEs acesso
às pesquisas do Gartner

 

Uma plateia atenta esteve presente no evento que a ABES e a Softex Campinas promoveram no dia 17 de julho, no Auditório da Incamp, em Campinas, que abordou importantes temas para o setor de software no Brasil: internacionalização das empresas, cloud computing e planejamento estratégico das startups e das micro e pequenas empresas.
 
 
“Este encontro foi muito importante para a parceria entre a ABES e a Softex Campinas, pois iniciamos um trabalho conjunto que visa proporcionar mais valor e melhorias no atendimento dos nossos associados, oferecendo-lhes informação qualificada”, destacou Edvar Pera Jr., diretor executivo do Núcleo Softex Campinas.

 

Carlos Sacco, diretor de marketing da ABES, ressaltou ainda que as empresas que almejam crescer de forma sólida e contínua devem se preparar para o modelo de negócios de SaaS (software as a service), assim como conquistar novos mercados.  “Estimulamos a troca de experiências e informações, assim como a participação associativa, fundamental para um setor de TI mais forte e integrado”.
 
Cloud computing
 
Lauro de Lauro, CEO da Dualtec e coordenador do comitê de SaaS da ABES, falou sobre o tema “Nuvem, sua empresa está preparada?” e abordou aspectos estratégicos da tecnologia e como as empresas devem se preparar o novo modelo de vendas e de desenvolvimento de soluções. “A recepção foi muito boa e contamos com um público extremamente qualificado de empresários e desenvolvedores, que se interessou, inclusive, no trabalho que começamos no comitê da associação”, explicou. As dúvidas dizem respeito, principalmente, a três frentes: gestão, comercial e de tecnologia. “Migrar programas para a nuvem não representa apenas alteração tecnológica. É preciso mudar a forma como a empresa atua, pois ela passa a ser uma prestadora de serviços. Modifica-se ainda o cálculo na precificação, que normalmente passa a ser o custo unitário por usuário e mais flexível. Deve-se considerar ainda as questões técnicas para adaptação do programa, a avaliação do que é preciso reescrever no software”, destacou o executivo.
 
Internacionalização das empresas
 
Sobre a internacionalização de software, Pera Jr, da Softex Campinas, observou que a crise econômica atual tem ampliado o interesse do empresário brasileiro em levar suas soluções para o mercado externo. “Este é um efeito colateral positivo da crise, mas queremos que as companhias não esperem estes momentos para acordarem. A internacionalização envolve um processo de reestruturação, de profissionalização da gestão e de planejamento estratégico, que demanda um tempo para acontecer. O mercado brasileiro é grande, mas existem muitas oportunidades em outros países que podem ser aproveitadas”, completou.
 
Por outro lado, Diones Lima, gerente de inovação e empreendedorismo da Softex Nacional, lembrou que o Brasil é a sétima economia no consumo de produtos de TI e existem centenas de empresas estrangeiras interessadas em vender no mercado brasileiro. “A visão estratégica e de gestão que estimulamos contribui ainda para aumentar a competividade das empresas nacionais frente as companhias internacionais que estão em nosso país”, destacou.
 
Inteligência de mercado
 
A programação incluiu a participação dos executivos Vania Moralez, diretora de novos negócios, do Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia.  Eles anunciaram um acordo firmado com a ABES, que permite que as PMEs tenham acesso ao seu Programa de Pesquisas, que tem como objetivo apoiá-las no desenvolvimento de seus negócios que visem ao mercado internacional.
 
Lima elogiou a iniciativa da ABES de estimular a utilização da inteligência de mercado pelas MPEs e startups. “O Gartner é uma referência no fornecimento de análises e tendências valiosas do mercado de tecnologia da informação e comunicações no mundo. Possibilitar que os empreendedores acessem e utilizem estes dados e pesquisas estratégicas é um dos desafios do Brasil e a ABES está de parabéns por viabilizar este benefício aos empresários do segmento”, finalizou.  
 
 

 

acesso rápido

pt_BRPT