Compartilhe

Palestras integraram a 4ª edição da ABES Software Conference
 
Computação em nuvem, Internet das Coisas e a terceira onda da Internet foram foram os temas abordados no terceiro painel da ABES Software Conference 2014, realizada no dia 13 de agosto, no Hotel Renaissance, em São Paulo. Lauro de Lauro, CEO da Dualtec, abordou o tema “Seu produto está pronto para a nuvem?”.  Com sólida experiência em Cloud Computing, Lauro analisou que as ofertas de infraestrutura como serviço (IaaS) estão em franca em evolução com players fortes e novas plataformas de orquestração sendo lançadas, mas a maturidade das aplicações ainda é o principal problema para a utilização plena dos recursos de nuvem. “SaaS não é apenas saber como a aplicação se comporta, mas principalmente entender os requisitos de negócios. Migrar seu produto para SaaS é mais complexo para você e torna tudo mais simples para o seu cliente”.
 
Em uma apresentação muito didática e com várias orientações aos empresários, o executivo explicou detalhadamente os oito desafios que uma empresa tem à sua frente para preparar seu produto para a nuvem. E prognosticou: “Nos próximos anos, a maioria dos produtos de software vão se tornar um serviço”.
 
O painel contou também com a participação de João Neves dos Santos, membro e fundador do Fórum Brasileiro de IoT, que falou sobre as definições e os movimentos mundiais focados na Internet das Coisas. Ele enfatizou a nova infraestrutura necessária da Internet convencional para conectar com os objetos, garantindo a comunicação entre o mundo real e o virtual, e apresentou cases, oportunidades e desafios para a área de software e serviços. “Na Comunidade Europeia, há mais de uma década, a IoT foi inserida na estratégia de pesquisa e existem vários projetos que reúnem pesquisadores de diferentes países em andamento”, informou. No Brasil, o palestrante citou projetos de smart cities em curso em municípios de São Paulo: Aparecida do Norte, Águas de São Pedro e São José dos Campos. “IoT não pode ser tratada apenas como uma tecnologia, pois ela envolve um conjunto de tecnologias convergentes e um trabalho de pesquisa multi e interdisciplinar”, ponderou Neves.
 
Gerson Schmitt, CEO da Clicbusiness Software, versou sobre o tema “A terceira onda da internet”.  Schmitt, que também preside o Conselho Deliberativo da ABES, descreveu a chamada primeira onda, na qual a Internet se mostrava como uma nova infraestrutura de comunicação, seguida da segunda onda, em que se transformou em um canal de ofertas de produtos, serviços e acesso das informações, e o momento atual, a terceira onda, na qual o internauta está no comando de serviços personalizados.
 
Segundo ele, a maturidade da experiência e o crescimento do número de pessoas conectadas viabilizaram o surgimento de novas tecnologias de redes sociais e de negócios e a evolução de aplicativos para equipamentos móveis. “Isso deu início a um novo movimento que coloca os usuários como a força motriz de um novo modelo de uso da internet: a personalização em massadominado pela força da demanda. A terceira onda não é tecnológica. Trata-se de uma fase na qual os usuários, mais experientes e seletivos, definirão o que vai sobreviver no mundo dos negócios”, observou.
 
Todas as apresentações da ABES Software Conference estão disponíveis no Portal Abes. Clique aqui para acessá-las.

 

acesso rápido

pt_BRPT