Compartilhe
Um estudo conduzido pela F-Secure mapeou as principais ameaças cibernéticas para dispositivos móveis no segundo trimestre de 2012. Foram registradas 19 novas famílias de malwares no período, assim como 21 variações de vírus já existentes, a maioria pertencente aos trojans OpFake e FakeInst. 
 
Esse tipo de programa, conhecido como “Cavalo de Tróia”, continua sendo o mais difundido, com 81% das amostras coletadas. Em seguida vêm as ferramentas de monitoramento (monitoring tools), com 10,4%. Uma vez infiltradas nos dispositivos, esses vírus conseguem rastrear ligações, mensagens, contatos e a localização do usuário.
 
O número de ameaças identificadas em pacotes de aplicativos do tipo APK (Android Application Package Files) foi de 5.033, o que corresponde a um crescimento de 64% quando comparado ao trimestre anterior. Já a quantidade de vírus criados com o objetivo de roubar dados de usuários de tablets e smartphones manteve o alto patamar já observado no trimestre anterior, na ordem de 67,2%.
 
“O crescimento do número de vírus para dispositivos móveis é notadamente superior em relação ao início deste ano. Os criminosos cibernéticos utilizam a estratégia de direcionar seus ataques onde há um grande número de usuários. Quanto mais pessoas, maiores as chances de obterem êxito”, explica Ascold Szymanskyj, vice-presidente de vendas e operações da F-Secure para a América Latina. O estudo completo pode ser acessado em:  
http://www.f-secure.com ou se preferir faça o download.
Galaxy

acesso rápido

pt_BRPT