Compartilhe

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) lançou no final de novembro, o EDITAL FAPES – Projetos Demandantes de tecnologias habilitadores. O objetivo é fomentar o desenvolvimento e adequação dos Sistemas de Gestão Integrada (Enterprise Resource Planning – ERP) de empresas capixabas, voltadas ao segmento industrial que tenham como foco a utilização de tecnologias habilitadoras como blockchain, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA), big data, etc.

Cada proposta selecionada poderá ser contemplada com até R$100 mil para desenvolver soluções relacionadas à automação e à indústria 4.0. Em contrapartida, o proponente deverá realizar um aporte de 10%.

De acordo com as informações do edital, os representantes das empresas interessados em participar do processo de seleção deverão submeter suas propostas no Sistema de Gestão da Fapes (SigFapes) até o dia 17 de janeiro de 2020.

Capacitação e contratação

A chamada pública selecionará até 20 empresas que passarão por um processo de capacitação com duração de sete meses (de abril a outubro de 2020), no Núcleo de Transformação Digital (Cidig), em Cariacica (ES). Em seguida, a FAPES fará o aporte financeiro, de acordo com o modelo de subvenção econômica, para as empresas com melhores desempenhos segundo os critérios de avaliação que constam no edital.

As empresas com projetos subvencionados serão contratadas a partir do início de dezembro de 2020 e o contrato terá duração de 12 meses não prorrogáveis.

Critérios para seleção

A análise de mérito dos projetos para a atividade de capacitação, considerará critérios como: grau de inovação e risco tecnológico (peso 4); estágio de maturidade do ERP atual (peso 3); importância do projeto para o segmento (peso 3); parcerias Institucionais e com empresas da área estratégica do projeto (peso 3); entre outros.

acesso rápido

pt_BRPT