Compartilhe

A partir de 3 de setembro entra em operação o FINEP 30 dias,  novo modelo de análise de operações de crédito. O anúncio será feito durante o 5º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, que acontece no Centro de Convenções WTC, em São Paulo.

 
A partir dessa data, a FINEP terá até 30 dias, a contar do recebimento dos dados do projeto, para informar às empresas interessadas em obter financiamento, sob a forma de crédito, o resultado da análise dos dados encaminhados. A meta foi estabelecida pelo presidente Glauco Arbix, diante dos desafios impostos pelo Plano Inova Empresa, que prevê a aplicação de R$ 32,9 bilhões para inovação nos próximos dois anos. 
 
Glauco afirma que “um dos desafios do nosso País é promover a elevação da produtividade, e isso só se dá com tecnologia e inovação”. À FINEP cabe responder por cerca de 40% desse total nas diferentes modalidades (não reembolsável, reembolsável e investimento). Em especial, a meta da FINEP de contratação de operações reembolsáveis para 2013 é de R$ 5,5 bi. 
 
A intenção é prover a financiadora de informação estruturada, como apoio à atividade de análise de mérito, enquadramento e deliberação, associado à promoção de eficiência, qualidade e transparência. Até o dia 2/9, as Consultas Prévias (CPs) e Solicitações de Financiamento (SFs) que entrarem na FINEP serão tratadas pelo modelo atual e continuarão na carteira até a prestação de contas e encerramento. 
 
O encaminhamento dos projetos é simples. Basta que o cliente preencha o formulário, disponível no site, dividido em dois grandes temas: o Formulário Empresa e o Formulário Projeto. O primeiro contém informações necessárias à análise retrospectiva da empresa, e o segundo, à analise prospectiva (incluindo análise do Projeto). Os 30 dias da primeira fase começam a contar quando a FINEP recebe ambos os formulários preenchidos, e terminam no momento em que é comunicado ao interessado as condições financeiras e de contratação.
 
A metodologia se divide em três fases. A primeira trata do cadastro, análise e deliberação.  Essas atividades deverão ser concluídas em um mês. A segunda cuida do contrato, contemplando a análise das garantias e documentos jurídicos até a primeira liberação de recursos, no prazo máximo de até 60 dias, contra os 120 praticados em 2012. A terceira refere-se ao acompanhamento até o encerramento e à prestação de contas final. Para esta última fase, não há um tempo determinado porque depende da resposta das empresas.
 

acesso rápido

pt_BRPT