Compartilhe

"Transformar o Brasil por meio da Inovação” essa é a visão de longo prazo da FINEP, empresa pública que financia desde a pesquisa básica até a preparação do produto para o mercado, conforme destacou o Prof. Oswaldo Massambani, superintendente da regional São Paulo da instituição, na abertura do evento realizado no dia 08 de maio de 2018, na capital paulista, para associados da ABES.

O executivo e pesquisador falou ainda da importância do diálogo com as empresas e da sinergia entre FINEP e ABES, ambas focadas no desenvolvimento tecnológico, no crescimento do mercado nacional e na melhoria da competitividade brasileira. “O Brasil tem pressa na inovação”, enfatizou.

Francisco Camargo, presidente executivo da ABES, agradeceu a disponibilidade da Finep e lembrou que as empresas de software no Brasil precisam inovar para acompanhar a transformação digital, a disrupção tecnológica e os novos modelos de negócios do setor de TIC, como o SaaS (software as service). 
  


Com 50 anos de existência, a FINEP tem aprimorado sua gestão para acompanhar as demandas de uma conjuntura que muda de forma acelerada. Além do lançamento de novas linhas de financiamento, da redução das taxas de juros e dos prazos mais longos de carência e amortização, a empresa pública abriu escritórios regionais para atender as necessidades específicas das diferentes localidades do Brasil – só falta inaugurar a unidade da Região Norte. As parcerias com agências estaduais de desenvolvimento, bancos regionais e fundações de ciência e tecnologia continuam ativas.

Recursos disponíveis

Para sua estratégia de apoio à inovação das empresas, a FINEP tem, atualmente, R$ 3,5 bilhões em recursos, sendo que apenas 25% deste total já contam com projetos em análise, ou seja, a maior parte do dinheiro ainda não está comprometida e aguarda a apresentação de propostas.

Daniel Morita, gerente da FINEP na regional São Paulo, explicou que existe um mito no mercado de que a empresa demora para dar uma resposta aos interessados nos financiamentos. “Nosso prazo médio para confirmar ou não o financiamento ao projeto é de 30 dias. Hoje, aceitamos diferentes tipos de garantias, inclusive recebíveis. Junto com a análise de mérito da proposta, conduzimos uma análise financeira do pleiteante, pois é importante o rigor na concessão dos empréstimos, pois aportamos dinheiro público”, esclareceu.

O executivo ressaltou que a FINEP possui diferentes linhas de ação, com financiamentos focados para: inovação crítica (que atendem prioridades nacionais de interesse estratégico); inovação pioneira (desenvolvimento de produtos ou processos inéditos no Brasil); inovação para a competitividade (aprimoramento de produtos, processos ou serviços que melhorem a performance de uma empresa frente à concorrência); difusão tecnológica (para aquisição de equipamentos, serviços e processos direcionados à modernização de uma companhia); inovação para a educação (para melhoria da educação em instituições de ensino superior), entre outras.

Uma das novidades entre as linhas de fomento à inovação é a FINEP CONECTA, lançada em novembro de 2017, que visa oferecer melhores condições de apoio às empresas que investirem em projetos de pesquisa em parceria com institutos de ciência e tecnologia (ICTs) e universidades, que permite aproximar o setor produtivo da comunidade científica e financiar parte da necessidade de custeio. da academia. 

Ainda neste primeiro semestre, a empresa planeja lançar uma linha de crédito para a inovação no setor de games, que está sendo elaborada em parceria com a Agência Nacional de Cinema (Ancine), tendo em vista que o Brasil está entre os 5 principais mercados de jogos eletrônicos, mas ainda pode crescer bastante no ranking mundial de desenvolvedores.

Acesse aqui a apresentação realizada pela Finep e conheça todas as linhas de financiamento.
 


Francisco Camargo, Oswaldo Massambani, Jamile Marques, Daniel Morita e Anselmo Gentile

acesso rápido

pt_BRPT