Compartilhe

 

Norma é voltada às empresas desenvolvedoras de software
 
A Fundação Vanzolini, certificadora da ISO 29110-4 para empresas desenvolvedoras de software no Brasil, em parceria com o Sindicato das Empresas de Informática no Espírito Santo, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES), é responsável pela primeira turma do País certificada nessa norma destinada ao processo de desenvolvimento para empresas de software. 
 
A ISO 29110-4 é direcionada ao processo de gerenciamento de projeto e implementação de software. Por meio dela, as pequenas e médias empresas desenvolvedoras de software ganham em qualidade, competitividade, técnicas de gestão e credibilidade. 
 
Presente no Brasil desde 2012, mas só agora em fase de implementação, a ISO 29110-4 representa para as micros e pequenas empresas de desenvolvimento de software uma opção de certificação direcionada às demandas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). 
 
De acordo com o professor Airton Gonzalez, auditor de sistemas de gestão da Fundação Vanzolini, é avaliado nos processos internos da organização o nível de implementação do Processo de Gerenciamento de Projetos e do Processo de Implementação de Software, a fim de verificar a aderência aos requisitos da norma ISO 29110-4.   
 
“A norma é direcionada na melhoria de processos de software e tem dois processos principais: gerência de projetos e implementação de software. Com ela, cria-se uma base para as empresas terem mais sucesso em seus processos internos e externos”, diz o especialista. A Fundação Vanzolini é a primeira certificadora da ISO 29110-4 para empresas desenvolvedoras de software no Brasil.
 
O processo de certificação conta com a participação de auditores qualificados que avaliam o desenvolvimento de determinado software e verificam a compreensão da organização quanto aos requisitos da norma, em especial com relação à identificação de aspectos-chave ou significativos de desempenho, de processos e da operação do Processo de Desenvolvimento de Softwares.
 
Em São Paulo, a Pandora Soluções (empresa desenvolvedora de softwares) foi a primeira empresa a passar por um processo de auditoria para a certificação da ISO 29110-4. A empresa tornou-se a pioneira no País e a décima no mundo a passar por essa auditoria e possuir o selo de qualificação da norma, tendo colaborado na produção do estatuto dessa certificação. 
 
Segundo Mauro Kohan, diretor de desenvolvimento da Pandora, alguns clientes já notaram as mudanças e reportaram as melhorias em determinados processos. “No próprio processo de implementação da norma, sentimos melhorias, pois conseguimos detectar prováveis atrasos internos e, com isso, negociar prazos com antecedência, minimizando possíveis desgastes”, diz. 
 

acesso rápido

pt_BRPT