Compartilhe

A governança estabelece os princípios básicos e as boas práticas que uma empresa deve utilizar para garantir os resultados esperados e a longevidade da organização, gerando valor para os gestores, acionistas, colaboradores e para a sociedade. A governança é baseada em valores, tais como: confiança, transparência, accountability e responsabilidade. Uma crise, entretanto, não pode ser desculpa para deixar os padrões de governança em segundo plano.

Este tema foi tratado no webinar Novos Tempos: Governança em tempos de crise e o papel da transformação digital, que a ABES promoveu no dia 01 de julho de 2020, com o apoio do escritório Esper, Paranhos, Gushiken Advogados e da BSA | The Software Alliance.

Após as boas-vindas dadas pelo presidente da ABES, Rodolfo Fücher, o webinar foi moderado por Antonio Eduardo Mendes da Silva (Pitanga), Country Manager – Brazil da BSA | The Software Alliance.

Plano de continuidade

Roberto Prado, VP regional de Solution Engineering da Salesforce, compartilhou a sua história, pois ele vive a experiência de ter sido contratado durante a pandemia e, até agora, nunca pisou no escritório da empresa. “A primeira coisa é reconhecer que tem muita coisa que a gente não sabe e precisaremos entender quais capacidades cada companhia tem para reabrir. Vi que muitas organizações se saírem bem, porque tinham planos de continuidade de negócios, alguns elaborados na época da greve dos caminhoneiros, por exemplo. A tecnologia está aí para ajudar, inclusive para reprogramar a abertura de forma segura”, apontou.

Foco nas pessoas

“É um aprendizado que não para”, disse Eduardo Paranhos, sócio-fundador do escritório EPG Advogados. “Já vivíamos a realidade da transformação digital e a pandemia veio acelerar a adoção de ferramentas, que para muitas empresas não eram prioritárias ou necessárias no curto prazo. Assim, nos perguntamos como a governança se coloca neste cenário”, ponderou. “Vivemos uma crise global, que tem uma natureza humanitária e de saúde pública. Estamos falando necessariamente de pessoas”. Entre os desafios da governança estão as questões trabalhistas, como a contratação, o engajamento das pessoas e a definição da política de home office. Empresas que estão em busca de aportes de investidores devem ter estrutura de governança. 

Aprendizado e planejamento

“Muitas empresas precisaram criar comitês de crise com rapidez, se ainda não tinham, para dar conta de decisões importantes e conectar representantes de todas as áreas da empresa”, explicou Giselle Dalan, Diretora Jurídica e de Recursos Humanos – LATAM da Genesys. “Não é só vender, pois todas as áreas da empresa foram trabalhar em casa. Foi preciso revisitar as plataformas digitais para garantir o funcionamento de toda a companhia de forma remota. Não é só o negócio continuar. Tivemos também de dar todas as condições para as pessoas realizarem as suas atividades em casa, sabendo como, quem aprova, garantindo transparência e controles. A retomada também demanda planejamento, pois muitas variáveis devem ser consideradas para o trabalho nos escritórios”, ressaltou Giselle.   

Qual o futuro do seu negócio    

Rodolfo Fücher, Presidente da ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software – ABES e sócio-fundador da FEMP Participações, cujo objetivo é fomentar o empreendedorismo, citou que o Estudo ABES – IDC, que será lançado em breve, aponta que a adoção de nuvem para CRM ainda é de 49%, o que ainda precisa avançar. “Os empresários precisam pensar neste futuro imediato. É preciso pensar nas pessoas, em manter a motivação, a produtividade em compartilhar o propósito da empresa para garantir o comprometimento da equipe”, destacou.  Outros pontos importantes são:1) a revisão dos processos e a implementação de metodologias de gestão mais ágeis; 2) como garantir eficiência em comparação com a concorrência e estar próximo dos clientes; 3) repensar as estratégias de vendas e relacionamento com estes clientes; 4) ter capacidade de se reinventar, inovar, transformar e ter capacidade de projetar o futuro que almeja para seu negócio.   

Para assistir este webinar na íntegra, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=5c5tPp2950k. Inscreva-se!

acesso rápido

pt_BRPT