Compartilhe


A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI)  é responsável pelo desenvolvimento do Guia BIM, em português, Modelagem da Informação da Construção. O uso desse sistema pode baratear obras em até no mínimo 15% em relação ao custo total e 20% os custos com insumos. Na prática é uma ferramenta de planejamento que utiliza um modelo virtual em três dimensões para facilitar a visualização do construtor, para saber exatamente onde estarão as portas e janelas, por exemplo, acabando com o costume de construir uma parede para depois quebrá-la para passar fios, ou encaixar batentes.
 
Para seguir esse sistema que as grandes construtoras já têm acesso, é preciso criar um banco de imagens de tudo o que se precisa numa construção como, portas, janelas, encanamentos. O foco da ABDI é disponibilizar esse guia com todos os itens de construção, catalogados gratuitamente, para que todas as construtoras tenham acesso, tornando as pequenas empresas do setor mais competitivas, assim podendo aumentar a concorrência.
 
“O desafio da Agência é buscar soluções para setor de construção civil, tornando a biblioteca do guia cada vez mais completa, mas para isso é preciso a conscientização principalmente dos fornecedores de materiais que tem que disponibilizar todas as informações técnicas sobre as matérias-primas e insumos utilizados numa obra. Estamos entrando em uma nova etapa que é a digitalização da economia”, afirma Guto Ferreira, presidente da ABDI.
 
Para observar os benefícios do BIM, e a economia que pode ser alcançada com seu uso, o Governo Federal desde o ano passado, criou o comitê estratégico da implementação do BIM (CE-BIM). Este ano terá uma forte campanha para que as empresas do setor adotem o sistema. Projeta-se que se metade das empresas passar a implementá-lo, a economia da construção civil aumentará 7%, significa um aumento de 21,9 bilhões no PIB do setor. “Entre os benefícios, ainda na etapa do planejamento é possível prevenir erros e corrigir inconsistências no projeto, assim diminuindo o tempo de construção, com eventuais erros que poderiam aparecer no canteiro de obra”, Ferreira.
 

acesso rápido

pt_BRPT