Compartilhe
Parceria tem apoio da Procergs e Ceic 
 
A Huawei e a PUCRS, por meio das Faculdades de Informática (Facin) e de Administração, Contabilidade e Economia (Face), anunciaram uma nova fase de sua cooperação em pesquisa e desenvolvimento com a implantação do Smart City Innovation Center. Localizado em Porto Alegre (RS), o centro terá como principal objetivo a pesquisa e o desenvolvimento de soluções voltadas para Cidades Inteligentes e Internet das Coisas, além de ser uma estrutura para testes e provas de conceitos que agreguem valor ao setor produtivo. As áreas de Saúde e Educação também estão comtempladas com projetos do Centro.
 
A iniciativa, que conta com o apoio da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs) e do Centro Integrado de Comando da Prefeitura de Porto Alegre (Ceic), foi apresentada durante o evento Huawei Open Day, realizado em São Paulo. 
 
A estrutura física do Smart City Innovation Center será instalada no Tecnopuc – Parque Científico e Tecnológico da PUCRS – e deve ser inaugurada no 1º semestre de 2016. O centro irá acelerar a construção e homologação dos softwares que irão compor as soluções em desenvolvimento desde março deste ano. “As equipes da PUCRS e da Huawei trabalham na pesquisa e no desenvolvimento de soluções como, por exemplo, um sistema de iluminação pública inteligente. É possível saber quando uma luminária está queimada ou quando está próximo da hora de trocá-la, trazendo mais economia e segurança à população”, afirma Fabiano Hessel, professor da Facin e coordenador do projeto. 
 
Com esse centro, a Huawei irá ampliar e aprimorar as pesquisas em Cidades Inteligentes para que as aplicações desenvolvidas em áreas como educação, saúde e segurança possam ser aplicadas nas cidades brasileiras “Estamos contentes em participar dessa parceria com a PUCRS e utilizar nossa expertise global para colaborar com o desenvolvimento de novas soluções e tecnologias. Com a ampliação deste acordo com a PUCRS, a Huawei reafirma seu compromisso de longo prazo com a inovação no Brasil ”, revela Tito Ocampos, Gerente de P&D da Huawei.
 
 

acesso rápido

pt_BRPT