Compartilhe

Publicação indica prioridades e principais passos para empreendedores aprimorarem a gestão e aumentarem as chances de sucesso do negócio
 
O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) desenvolveu um guia para apoiar startups e scale-ups – empresas de rápido crescimento, com estrutura organizacional não-tradicional– na adoção de práticas de governança e gestão que contribuam para a sustentabilidade e para o sucesso do negócio. 
O documento Governança Corporativa para Startups & Scale-Ups aborda as quatro fases de maturação de uma startup (ideação, validação, tração e escala) e sugere as prioridades e os passos a serem dados no campo da governança corporativa. O objetivo é estimular a adoção das melhores práticas desde a criação da empresa, até o momento em que ela ganha escala e deixa de ser uma startup, tornando-se uma scale-up.
 
Além de boas ideias, startups, assim como as demais empresas, precisam que seus fundadores tenham expectativas alinhadas, discutam sobre a capacidade financeira e perda suportável por cada sócio, definam como cada sócio irá contribuir para a sociedade, prevejam a proteção da propriedade intelectual gerada e dos segredos dos negócios e criem um acordo de fundadores (founders agreement), entre outras medidas que garantem a perenidade das empresas.  
 
Para a superintendente de Vocalização e Influência do IBGC, Valeria Café, a adoção de boas práticas de governança pode representar o diferencial para reduzir o risco de insucesso, uma vez que a taxa de mortalidade das startups é alta. “A governança corporativa pode fazer a diferença para a evolução saudável e criação de valor para empresas de alto crescimento. As práticas contidas na publicação são acessíveis e devem ser implementadas de acordo com o estágio de maturidade do negócio”, ressalta. 
 
Para Max Carlomagno, consultor nas áreas de estratégia, inovação e crescimento, e coordenador da publicação, o material contribui para que a governança corporativa seja levada em conta desde o primeiro momento, de criação da startup, até a sua transformação em referência para o mercado e para a sociedade. “A governança corporativa alavanca a geração de valor para a empresa, ajudando-a a caminhar mais longe, mais rápido e com menos risco”, completa. 
 
A versão online da publicação é gratuita e está disponível no Portal do Conhecimento, plataforma desenvolvida pelo IBGC com o objetivo de ampliar a disseminação do conhecimento sobre governança corporativa. 
 
Link: https://conhecimento.ibgc.org.br/Paginas/Publicacao.aspx?PubId=24050 
 

acesso rápido

pt_BRPT