Compartilhe

IBGE constata que 74,5% prefeituras têm página na internetDos 5565 municípios brasileiros, 95% (5.289) disponibilizavam em 2012 alguma forma de atendimento à distância, sendo que o atendimento via internet é o mais frequente (88,7%). Os dados são da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC 2012), realizada pelo IBGE em 2012 junto às prefeituras. 

 
Organizada em dez capítulos em que são destacados aspectos relevantes da gestão e da estrutura dos municípios, a pesquisa constatou também que 74,5% dos municípios possuem página na internet, mas apenas 11,2% (466) declararam que suas páginas são acessíveis a pessoas com deficiência. 
 
A MUNIC também investigou a existência de política ou plano de inclusão digital, e 90,5% (5.034) dos municípios informaram desenvolvê-los. Como projetos e ações de inclusão digital, 76,8% declararam ter instalado computadores na rede pública municipal de ensino e 76,2% informaram a criação de telecentros. 
 
Pela primeira vez, a MUNIC investigou se a prefeitura garante o acesso à internet através de conexão wi-fi, concluindo que somente 795 (14,3%) municípios oferecem esses serviços, sendo que em 744 (13,4%) o acesso é gratuito, em 382 (6,9%) a cobertura se restringe a alguns bairros da área urbana e em 181 (3,3%) há cobertura em áreas urbana e rural.
 
Além de comunicação e internet, nesta versão da pesquisa foram investigados os recursos humanos das administrações municipais, a legislação e os instrumentos de planejamento, os recursos para a gestão, transporte, cultura, assistência social, segurança pública, meio ambiente, segurança alimentar e nutricional. A atualização temática da pesquisa contribui para a implementação de políticas setoriais eficientes, mediante a compreensão da dinâmica que os respectivos fenômenos vêm adquirindo na escala local.
 
A publicação completa está disponível no portal do IBGE: www.ibge.gov.br
 

acesso rápido

pt_BRPT