Compartilhe


Mapeamento é feito por meio de dados captados, de forma criptografada, a partir de mais de 60 milhões de dispositivos móveis em todo o Brasil

A In Loco, empresa atuante no setor de segurança da informação e antifraude, referêcia nacional em tecnologias de geolocalização, colocou sua tecnologia à disposição de órgãos públicos e autoridades no combate à disseminação do coronavírus ou Covid-19. Iniciativa tem o apoio da ABES.

A partir de uma base de dados com mais de 60 milhões de dispositivos móveis em todo o Brasil, a empresa criou o Índice de Isolamento Social. Inédito, permite mapear a movimentação de pessoas dentro de regiões específicas e medir quais apontam maior distanciamento social, porém respeitando a privacidade de cada usuário.

“Com a nossa tecnologia, podemos ajudar no combate à disseminação do coronavírus. De forma criptografada e agregada, sem dados que possam identificar diretamente um usuário específico, nosso levantamento permite que os órgãos responsáveis atuem diretamente nas áreas de risco ou mais afetadas pelo vírus”, explica André Ferraz, CEO da In Loco.

Com uma tecnologia 30 vezes mais precisa que o GPS, a unidade de software da In Loco é integrada em aplicativos de parceiros para fins de segurança, autenticação e contagem de visitas a estabelecimentos. A única informação coletada dos dispositivos móveis é a sua localidade.

Para compor o Índice de Isolamento Social, essas informações são criptografadas e agregadas por bairro, tornando-se dados estatísticos que preservam a privacidade das pessoas. Feito isso, os dados passam a indicar a movimentação desse grupo de pessoas dentro dos bairros. Desta forma, um baixo percentual de isolamento representa um grande número de pessoas entrando ou saindo de determinado bairro ou região.

Qualquer pessoa pode ter acesso aos dados. A In Loco disponibilizou em seu site – inloco.com.br, o Mapa Brasileiro da Covid-19. Nele, a população poderá acompanhar o índice nacional e a divisão por estado, com o histórico da semana. O conteúdo será atualizado diariamente, sempre no período da manhã, com as informações do dia anterior.

Parcerias

A companhia tem disponibilizado os dados estatísticos, de forma gratuita, para órgãos públicos de todo o Brasil – já fecharam parceria os governos estaduais de Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e as prefeituras do Recife, Teresina e Aracaju. Os dados permitem intensificar as ações de conscientização para a população.

Por meio do Índice, os governos conseguem otimizar o trabalho e enviar carros de som para alertar sobre a importância do distanciamento social e orientar as pessoas sobre os cuidados de higiene necessários para combater a Covid-19. A tecnologia permite também enviar alertas por notificação push via aplicativos do próprio governo, como os de transporte público, por exemplo.

Privacidade e segurança

A tecnologia da In Loco foi desenvolvida para respeitar a privacidade das pessoas. Isso significa que a empresa não consegue identificar diretamente os usuários dos smartphones mapeados. “A única informação coletada é a localidade do aparelho, por meio de sensores presentes nos smartphones, como Wi-Fi, Bluetooth, GPS, entre outros. Portanto, não temos acesso aos dados de identificação civil como nome, RG, CPF e endereço de e-mail, por exemplo”, explica Ferraz.

No caso do Índice de Isolamento Social, os relatórios enviados para os órgãos públicos e autoridades contém apenas dados cartográficos e estatísticos. Neles é possível ver o percentual de pessoas que não se deslocaram de seus bairros. Todos os dados coletados são agregados e pseudomizados.

Além disso, para os governos que estão embarcando o SDK (software development kit) da In Loco em seus aplicativos, uma mensagem é exibida no app para cada usuário, dando a eles a opção de compartilhar ou não sua localização. A mensagem informa que o dado será utilizado exclusivamente para o combate à disseminação do coronavírus. A empresa está se comprometendo publicamente a deletar os dados dos índices de isolamento após o término da pandemia.

Toda a captação de dados segue as recomendações da Lei Geral de Proteção de Dados, do Marco Civil da Internet e de outras regulações vigentes no momento.

Próximos passos

A In Loco está trabalhando na construção de outras soluções para ajudar a conter a crise do COVID-19. Uma delas é o mapeamento de aglomerações. Já é possível identificar quando um grande número de pessoas se reúne em determinada localização. Essa informação pode contribuir para intensificação de medidas de dispersão.

Na página da In Loco (inloco.com.br), também é possível encontrar toda explicação sobre como a tecnologia é aplicada e a preocupação da companhia em garantir a privacidade dos usuários.

acesso rápido

pt_BRPT