Compartilhe

Programa terá uma única edição este ano e inscrições vão até 5 de março

 

Estão abertas as inscrições para o ciclo 2018 do InovAtiva Brasil. O programa de aceleração de startups do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e do Sebrae vai trabalhar, neste ano, com 300 empresas nascentes, que receberão mentoria de alto nível e capacitação e participarão de bootcamps e um demoday, quando se apresentarão para uma banca de investidores e grandes empresas. A ABES é parceria do programa.
 
As inscrições se encerram em 5 de março. Em 2018, os empreendedores devem preencher o formulário na plataforma do InovAtiva com dados cadastrais e informações sobre o projeto. O resultado com a lista de empresas participantes do programa será divulgada no dia 2 de abril.
 
De abril a junho, as empresas selecionadas vão participar de um primeiro ciclo de mentorias e cursos de capacitação. No dia 9 de junho, será realizado bootcamp regional simultaneamente em até 10 cidades brasileiras, com mentorias individuais e oficinas temáticas.
 
Cem mais
 
Logo após esse evento, 100 empresas serão escolhidas para avançar rumo à etapa de conexão com o mercado e investidores. Em agosto será realizado, em São Paulo, o bootcamp final, com um demoday. Nesta fase, as startups poderão se apresentar para investidores, clientes e possíveis parceiros. Na sequencia, as empresas terão mais quatro meses de mentorias individuais e capacitações online.
 
Outras oportunidades
 
As 200 empresas não selecionadas para a primeira edição do demoday vão permanecer no InovAtiva para um processo de amadurecimento. As empresas seguem tendo acesso aos mentores e cursos online. Esse grupo contará ainda com outras 100 startups, indicadas por parceiros como o Sebrae e outras instituições.
 
Em setembro será realizada uma segunda edição do bootcamp regional e, na sequência, uma nova seleção de outras cem finalistas para a participação no demoday, em dezembro. Até março de 2019, essas empresas terão mentorias, capacitações e conexões pós-demoday.
 
Como explicou o secretário de Inovação e Novos Negócios do MDIC, Marcos Vinícius de Souza, a reestruturação do Inovativa permitirá que as empresas tenham mais contato com mentores e, dessa forma, mais tempo para amadurecer seus negócios.
 
“Importante que os empreendedores fiquem atentos. Neste ano, teremos apenas um processo de inscrição”, alertou o secretário. Segundo ele, o InovAtiva 2018 terá um período mais longo de capacitação e mentoria, um demoday mais qualificado e maior foco na conexão com o mercado. “Após a primeira banca de apresentação. Com isso, os empreendedores terão mais segurança nas escolhas que fazem para escalar seus negócios no mercado”, disse.
 
“O novo processo do InovAtiva vai possibilitar o desenvolvimento mais estruturado e estratégico das startups selecionadas, que poderão aprimorar seu modelo de negócio com foco em gestão e mercado, fortalecendo sua presença no mundo digital e junto a seus clientes”, destaca a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes. Segundo ela, o Sebrae tem esse papel de aproximar as startups dos mentores, investidores, facilitando sua conexão com o ecossistema brasileiro de negócios inovadores.
 
InovAtiva Brasil
 
Lançado em 2013, o InovAtiva Brasil é um programa gratuito de aceleração de startups. Podem participar empresas em estágio de validação, operação e tração. O programa conta com mais de 700 mentores voluntários, com representantes de grandes empresas como Google, Microsoft, Samsung, Siemens e Embraer. Mais de 640 startups já foram aceleradas pelo InovAtiva.
 
No ano passado, o programa foi escolhido pela OCDE como um benchmark internacional de inovação no setor público. Em 2016, o InovAtiva foi eleita a Melhor Aceleradora do país em premiação da ABStartup.
 
O programa é realizado pelo MDIC e Sebrae, com execução da Fundação CERTI. São parceiros do InovAtiva: Senai, ABDI, Abes Software, ABVCap, Anjos do Brasil, Anpei, Anprotec, Apex-Brasil, BNDES, Brasscom, CNI, Endeavor Brasil, Facebook, HBS Angel e McKinsey & Company.
 
Cronograma previsto
 
Inscrições: De 5/02 a 5/03
Resultado: 2/04
1º Bootcamp regional: 9/06
1º Demoday: 27/08
2º Bootcamp regional: 29/09
2º Demoday: 10/12

acesso rápido

pt_BRPT