Compartilhe
A Intel Brasil, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério da Educação (MEC) anunciaram, no dia 27 de fevereiro de 2013, incentivos para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias da informação e comunicação (TICs) em áreas de interesse nacional. A ação contempla investimentos diretos da Intel em pesquisa e desenvolvimento e inovação (PD&I) e está alinhada ao Programa Estratégico de Software e Serviços de Tecnologia da Informação (TI Maior), do Governo Federal, que tem como meta o incremento das atividades de TICs no país.

Com o acordo, a Intel vai financiar pesquisas em universidades brasileiras na área de TICs para os setores de educação, energia e transporte. O Governo Federal irá oferecer – por meio de edital – bolsas a estudantes e pesquisadores, com um amplo programa de incentivos a atividades de P&D. A expectativa da Intel é de mobilizar até 300 pesquisadores, entre colaboradores, pesquisadores de universidades e bolsistas, para os próximos cinco anos, totalizando um investimento de R$ 300 milhões da empresa no Brasil. Os segmentos de energia, transporte e educação serão prioritários nos projetos de pesquisa.
 

Para estes três setores, o foco será o desenvolvimento de soluções de software, tais como ferramentas de visualização e simulação para a extração de petróleo na camada pré-sal, softwares educacionais, computação de alto desempenho, tecnologias para emplacamento eletrônico de carros e soluções baseadas em tecnologias de ponta com o objetivo de aumentar a eficiência na gestão de trânsito de passageiros e carga, além de soluções de segurança. 

No Brasil essa aliança tem início com trabalhos focados no desenvolvimento de soluções de segurança e criptografia para systems-on-a-chip em ambientes de baixo consumo de energia envolvendo seis projetos apresentados por pesquisadores de sete universidades: Unicamp, USP, UnB, UFMG, PUC-PR, UFPR e UTFPR. 

Foto: Fernando Martins, Presidente da Intel Brasil, discursa em cerimônia realizada no MCTI

acesso rápido

pt_BRPT