Compartilhe
A Intel selecionou o Núcleo de Computação Científica (NCC) da Unesp – Universidade Estadual Paulista como um dos centros integrantes de seu programa "Intel Parallel Computing Centers" (IPCC), uma distinção recebida por cerca de outros 30 centros de computação paralela em todo o mundo.
 
Desta forma, o NCC se junta a um seleto grupo de instituições de alto nível, que inclui ETH Zürich, Lawrence Berkeley National Laboratory, Universidades de Stanford e Wisconsin, Georgia Institute of Technology, Centro de Computação Avançada do Texas (TACC), Universidades de Bristol e Edimburgo, entre outras. Os IPCCs estão focados no desenvolvimento e aprimoramento de software para aumentar o paralelismo e a escalabilidade de aplicações de alto desempenho por meio de técnicas de programação paralela e otimização que buscam aproveitar ao máximo os recursos dos novos processadores e aceleradores com muitos núcleos de processamento.
 
“A Intel sempre investiu fortemente no avanço da educação e pesquisa, e no caso do IPCC, ter uma universidade brasileira nesta lista tão seleta de instituições pelo mundo todo mostra a importância do Brasil para o cenário da inovação e tecnologia”, destaca Rodrigo Tamellini, Gerente de produtos para tablets e smartphones da Intel. “É a oportunidade de desenvolver um trabalho de ponta que certamente deve gerar excelentes resultados para os estudantes, professores e a indústria brasileira”, conclui.
 
Para a Intel, as inovações recentes da computação massivamente paralela, envolvendo sistemas com processadores multicore, estão abrindo novas oportunidades para o processamento de alto desempenho em diversas áreas do conhecimento. Ao mesmo tempo, a crescente demanda de computação científica requer o uso cada vez mais eficaz de um grande número de núcleos de processamento, através de técnicas de paralelização. Aplicações deverão ser desenvolvidas ou adaptadas para que se torne possível explorar plenamente o desempenho desses novos sistemas. Ao incentivar o avanço de paralelismo, os IPCCs buscam acelerar descobertas em diferentes áreas da pesquisa científica. 
 
"A Unesp tem orgulho de ser reconhecida como um Intel Parallel Computing Center e esperamos que este seja apenas o primeiro passo na criação de um instituto voltado à pesquisa para a inovação em associação com setor privado. Um instituto que traduza, em parceria com outras organizações de pesquisa, o conhecimento científico alcançado na pesquisa básica em aplicações práticas inovadoras”, disse o professor Sérgio Novaes, Diretor Científico do NCC/Unesp. Novaes acrescenta que: “o preconceito histórico do meio acadêmico brasileiro em relação ao possível relacionamento harmonioso e construtivo da universidade com o setor industrial precisa ser rompido para alavancar o bem-estar social e o progresso socioeconômico do País."
  
Plano de trabalho das pesquisas do NCC/Unesp
 
A parceria entre a Unesp e a Intel direcionará seus esforços em pesquisa e desenvolvimento buscando transformar uma ferramenta de software amplamente utilizada em diferentes áreas, o Geant4, de modo a adaptá-lo às arquiteturas computacionais modernas.
 
O plano de melhoria de desempenho proposto pela Unesp dentro do programa IPCC inclui o desenvolvimento de ferramentas e métricas necessárias para avaliar o desempenho de aplicações Geant4 multitarefa executadas em sistemas com coprocessadores Intel Xeon Phi. Os pesquisadores deverão também trabalhar no desenvolvimento de novas estratégias e algoritmos para permitir que o Geant4 faça uso eficiente de múltiplas threads computacionais.
 
Outra atividade prevista no plano de trabalho é a análise do desempenho de aplicações baseadas no Geant4 na próxima geração de coprocessadores Intel (conhecida como "Knights Landing"), bem como a avaliação dos esforços necessários para a adoção dessa nova tecnologia. As atividades serão intimamente relacionadas com o desenvolvimento do Geant-V, a nova geração do software Geant, que está sendo totalmente redesenhado de modo a explorar o paralelismo inerente das novas arquiteturas de hardware. Em um futuro próximo, a versão multi-threaded do Geant4 e o Geant-V deverão convergir para um código comum.
 

acesso rápido

pt_BRPT