Compartilhe
Os investimentos em TI pelas empresas cresceram 6% no ano passado. É o que aponta a pesquisa anual do Instituto Sem Fronteiras, realizado com 1.140 empresas que estão entre as 3 mil maiores contas de investimentos em TI no Brasil. A pesquisa foi divulgada no início de fevereiro.

Os investimentos na última década vinham crescendo acima de 10% ao ano, com exceção de 2009, quando o crescimento foi de apenas 2%. Os entrevistados atribuíram o tímido crescimento aos impactos da crise econômica mundial e ao fraco desempenho da economia brasileira: 73% dos entrevistados destacaram que seus orçamentos foram afetados, enquanto 36% afirmaram que os seus orçamentos terão queda ou permanecerão no mesmo patamar de 2012. Ainda assim, o ISF espera, para 2013, um crescimento dos investimentos similar ao do ano passado.

Mercado de trabalho

Apesar da crise, apenas 4% das áreas de TI pretendem reduzir o quadro de funcionários e 60% delas buscam novas contratações. “O principal desafio das empresas, neste momento, é a qualificação dos seus atuais profissionais para lidar com novas tecnologias”, afirma Ivair Rodrigues, diretor de pesquisas do Instituto. “As organizações entendem que é mais barato investir no seu quadro de funcionários”, completa.
 


A pesquisa também aponta que as empresas não querem abrir mão de melhorar a sua infraestrutura de TI. “Elas não pretendem reduzir a compra de software e de equipamentos este ano, como aconteceu em 2012”, destaca Rodrigues. O desafio será para os fornecedores de serviços e outsourcing: 43% dos entrevistados disseram que vão buscar renegociar seus atuais contratos.

Para Tatiane Ramos, gerente de pesquisas do Instituto, é notável a importância que a TI vem adquirindo no negócio da organização. “Observamos a volta da pressão da alta cúpula sobre a área de informática para que a TI ajude a reduzir custos da empresa. Essa situação não foi muito evidente nos últimos três anos”, comenta Tatiane.

acesso rápido

pt_BRPT