Compartilhe

Estudo aponta que 95% dos entrevistados consideram apostar em ações para desenvolver as capacidades digitais. O aumento da lucratividade é o principal impacto esperado

Cada vez mais a capacidade de aprender e lidar com tecnologia tem sido essencial para o sucesso dos negócios. Segundo um estudo global conduzido pela Sage, referência mundial no mercado em soluções de gestão na nuvem, 95% das empresas no Brasil consideram investir em habilidade digitais — nos Estados Unidos e no Reino Unido, por exemplo, 61% e 57% das companhias têm essa intenção, respectivamente.

As grandes corporações são as mais comprometidas com a qualificação dos seus times (98%), seguidas pelas médias (97%) e pequenas (88%). Em conjunto, 75% dos entrevistados afirmam que consideram tocar inciativas voltadas para habilidades digitais ainda em 2019, 19% acham pouco provável e 6% não souberam afirmar.

Quando perguntados sobre os motivos que estão impulsionando as ações de capacitação digital, os empresários afirmam: são essenciais para a estratégia dos negócios (55%); obter vantagem competitiva (50%); o conselho considera um investimento prioritário (40%); os colaboradores solicitaram (39%); os concorrentes estão fazendo (32%) e os clientes estão exigindo (27%).

Já quando questionados sobre os impactos positivos das habilidades digitais, os três principais pontos levantados foram aumento da lucratividade (62%), melhores serviços ao cliente (60%) e produtividade (59%). Também foram mencionados trabalho mais flexível (50%) e funcionários mais engajados (40%).

Outra questão importante indicada pelos entrevistados foram as políticas públicas para ajudar a aprimorar as habilidades digitais dos brasileiros. Entre as iniciativas mais citadas, que poderiam ser implementadas pelo governo estão treinamento gratuito (51%), incentivos fiscais (49%), fomento das melhores práticas (43%), subsídios para tecnologia (42%) e intercâmbio entre empresas do mesmo setor (38%).

Para o presidente da Sage no Brasil e América Latina, Jorge Santos Carneiro, “esse estudo mostra que o Brasil está avançando e desenvolver habilidades digitais impacta diretamente no aumento da eficiência operacional. Estratégias de sucesso usam a tecnologia como um meio e apostam na capacitação das pessoas para lidarem com ela. A transformação digital só é possível se todos se mantiverem em constante processo de aprendizagem”.

Os resultados fazem parte da pesquisa “We Power the Nation”, encomendada pela Sage e executada pela YouGov. O estudo ouviu 2.994 executivos, em 12 países: África do Sul, Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Irlanda, Malásia, Reino Unido e Suíça.

acesso rápido

pt_BRPT