Compartilhe
 
A diversão dos videogames pode estar ameaçada por malwares desenvolvidos por cibercriminosos, alerta a Trend Micro, especializada na defesa de ameaças digitais e segurança na era da nuvem. Os hackers estão se especializando em programas que modificam parâmetros do jogo a fim de ganhar vantagem competitiva de maneira injusta. Conhecidos como “mods”, essas modificações permitem, por exemplo, que em jogos de tiro seja possível atirar com a maior precisão possível ou que o jogador tenha vida ilimitada.
 
Um dos fatores preocupantes é que esse mecanismo estimule os jogadores,  especialmente os mais jovens, a desenvolver valores desonestos e de demonstração de superioridade, fazendo com que o espírito de competição e cooperação com demais jogadores seja minado.
 
Mas não é só por esse lado que os mods são malvistos. A segurança de quem os usa é seriamente ameaçada por malwares como o keylogger, comprovadamente identificado no jogo do PC Grand Theft Auto V. Ele registra todas as teclagens feitas no sistema em que se encontra e envia estes registros para o seu operador. Por isso, são grandes as chances de envio de detalhes de login de contas online das vítimas, tornando-as presas fáceis para um cibercriminoso.
 
No entanto, uma das “iscas” mais eficazes não necessariamente envolve um mod infectado. Os cibercriminosos são bem conhecidos por adulterar as pesquisas populares no mecanismo de busca com resultados colocados no topo da página e que redirecionam os usuários não só para páginas de phishing, mas também para golpes de pesquisa (survey scams) e downloads de "ferramentas" que supostamente podem modificar o jogo, mas que podem igualmente instalar um malware para modificar o sistema ou dispositivo da vítima. 
 
Entretanto, existem também as comunidades saudáveis de mods. Elas adicionam mais conteúdo ao videogame e podem até mesmo alterar de maneira positiva a forma como são jogados. Uma série dessas modificações criadas por fãs viraram jogos completamente diferentes e se tornaram ainda mais populares do que o original em clássicos como Counter-strike, Defense of the Ancients e DayZ. Alguns foram até mesmo comprados e licenciados, enquanto outros tornaram-se eventos de destaque em uma série de torneios internacionais, como o World Cyber Games.
 
A lição que fica, segundo a Trend Micro, é que, baixados com o intuito de estimular a diversão de forma honesta, os mods garantem a diversão do usuário. Mas, para evitar riscos, é importante que os jogadores verifiquem os comentários da comunidade (normalmente existe um fórum em que os jogadores podem ler ou enviar análises e feedbacks com relação aos outros usuários) ou analisar os mods antes de instalá-los a fim de garantir a segurança online.
 

acesso rápido

pt_BRPT