Compartilhe

Diretor da ABES falou sobre perspectivas e principais desafios

 

O diretor jurídico Manoel Antonio dos Santos representou a ABES no evento “TI: algo mais que um software. A disrupção no negócio”, realizado no dia 25 de abril, em São Paulo, pela F. Iniciativas, consultoria internacional especializada em financiamentos públicos e P&D.

O encontro teve como objetivo discutir o impacto que as tecnologias têm nas diferentes organizações e setores econômicos, as perspectivas futuras e as expectativas que o governo brasileiro tem quanto a elas, assim como as políticas existentes e previstas para fomentá-las.  A programação contou com apresentações do Secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Paulo Alvim, e do Coordenador-geral de Tecnologias Inovadoras do Ministério da Economia, Luciano de Sousa.
 
Santos integrou o painel, seguido de mesa redonda, com o tema “Transversalidade da TI: realidade e desafios", mediado por Andre Jankavski, repórter de economia da Revista Exame, que contou com informações sobre os planos e perspectivas do governo, além de análises sobre o impacto das novas tecnologias no âmbito da inovação e da economia,  além de citação de casos práticos do uso da TI nas organizações nos últimos anos. Participaram do painel: Recielle Santos, Business Performance Management da EMBRAER; Márcio Jasinsky, Coordenador de Pesquisa Aplicada da Senior Sistemas; Luiz Gustavo Demont, Especialista da Unidade de Tecnologia e Inovação da CNI (Confederação Nacional da Indústria).


Os participantes destacaram a evolução exponencial dos softwares e novas tecnologias, as disrrupções que têm promovido tanto nos negócios quanto nos processos.  Todos reconheceram que as novas tecnologias continuarão revolucionado os mercados de diferentes setores, em função desta transversalidade, pois são mudanças ocorrendo na educação, na saúde, no setor de entretenimento, nas indústrias, no próprio setor de TIC, entre outros.

O Diretor Técnico da F. Iniciativas, Rafael Costa, estimulou uma reflexão: “A TI representa, cada dia mais, um papel fundamental no tecido empresarial em qualquer país do mundo. O evento cumpriu bem o papel de discutir não só o real impacto das tecnologias nas organizações, independente do setor de atuação, como explorou as perspectivas futuras das empresas e do governo brasileiro, que teve a oportunidade de apresentar as políticas existentes e previstas para fomentá-la”. 

Ao final do evento foi apresentada a nova edição do Manual de Frascati, em versão adaptada para o Brasil, traduzido e divulgado exclusivamente pela F. Iniciativas. O manual, criado pela OCDE, representa o guia de maior reconhecimento mundial no tocante à definição e medição das atividades de Pesquisa e Desenvolvimento, sendo amplamente utilizado pelas diferentes entidades do Brasil envolvidas no mundo da inovação como referência para a criação de leis e normativas de fomento. O manual estará disponível em versão impressa e em PDF para usuários nos próximos dias. 

 

acesso rápido

pt_BRPT