Compartilhe
 

O MCTIC – Ministério da Ciência, Tecnologia, Informática e Comunicação e o BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento divulgaram nesta quarta (05/07) as verticais prioritárias do Plano Nacional de IoT. São elas: Rural, Cidades e Saúde. Outras duas outras verticais, denominadas de mobilizadoras, também farão parte desta etapa de detalhamento e abrigarão dois setores cada uma: Fábricas (Setores Têxtil e Automotivo) e Indústria de Base (Setores Petróleo & Gás e Mineração).
 
O empresário Werter Padilha, representante da ABES na Câmara de IoT, criada pelo governo com a participação do ministério, de outros órgãos governamentais, entidades e centros de pesquisa brasileiros para discutir cada etapa do plano, explicou que as verticais foram selecionadas a partir dos critérios de demanda, oferta e capacidade de desenvolvimento, após intensa fase de pesquisa, consulta pública e discussões. 
 
"A próxima etapa envolverá o aprofundamento nas verticais escolhidas, a definição da visão para IoT em cada vertical e a elaboração do Plano de Ação 2017-2022", esclareceu Padilha, que também é coordenador do comitê da ABES sobre o tema. "As tecnologias de Internet das Coisas são reconhecidas como instrumentos para o desenvolvimento sustentável da sociedade brasileira, visando aumentar a competitividade da economia, fortalecer as cadeias produtivas nacionais, gerar produtos e serviços que sejam atrativos para exportação e melhorar a qualidade de vida da população", finalizou.
 
A apresentação completa sobre o processo de definição das verticais e outros documentos divulgados pelo consórcio que gerencia o Plano Nacional de IoT podem ser acessados aqui.

acesso rápido

pt_BRPT