Compartilhe

A Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (SCS/MDIC) lançou um conjunto de instrumentos de apoio às exportações brasileiras de serviços.
 
Segundo o secretário da SCS, Humberto Ribeiro, o objetivo é oferecer ferramentas para ajudar os potenciais exportadores de serviços a definirem as melhores estratégias e mercados. “As informações também podem auxiliar o governo na tomada de decisões e na elaboração de políticas públicas para o setor”, explica.
 
De acordo com dados da Organização Mundial do Comércio, de 2003 a 2013, houve crescimento de 150% das exportações mundiais de serviços. No mesmo período, o crescimento das exportações brasileiras foi de 292%, quase o dobro da média mundial.
 
 
Confira os produtos lançados
 
Guia básico para exportação de serviços – Contém orientações básicas sobre os conceitos e orientadores do comércio exterior de serviços no Brasil, explica como fazer um planejamento estratégico para exportação de serviços e detalha os mecanismos de apoio à exportação de serviços e intangíveis.
O material ainda possui informações de suporte à exportação de serviços e documentos necessários à exportação, além de listar as instituições, como o MDIC, que podem oferecer apoio ao potencial exportador. Todo o levantamento foi preparado pela Secretaria de Comércio e Serviços do ministério e pode ser consultado no site do MDIC. Clique aqui.
 
Perguntas frequentes do Siscoserv – Lançado pelo Governo Federal no âmbito do Plano Brasil Maior, o Siscoserv é a ferramenta oficial de registro de todas as operações de exportação e importação de serviços e intangíveis realizadas por empresas situadas no Brasil. Este levantamento reúne mais de 100 perguntas frequentes, com respostas, de usuários do Siscoserv.  Permite aos usuários do sistema uma consulta direta, por assunto de interesse, que remete ao trecho do Manual Informatizado de cada Módulo do Sistema. As perguntas e respostas podem ser consultadas no site do MDIC. Clique aqui.
 
Negócios em Serviços – Brasil e os Países da Copa 2014 – Levantamento das relações comerciais, em serviços, que o Brasil mantém com países que participam da Copa do Mundo 2014. São 31 países parceiros, de todos os continentes, que compõem um quadro de negócios consolidados e potenciais com o Brasil, nos mais diversos setores econômicos. O material é um dos primeiros resultados das possibilidades de inteligência comercial a partir de dados agregados gerados pelo Siscoserv e pode apoiar os exportadores de serviços nas decisões e na identificação de oportunidades e mercados, além de servir como fonte para a construção de políticas públicas para o segmento. Clique aqui

acesso rápido

pt_BRPT