Compartilhe

17/06/2015

 
Programa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) oferece capacitação, mentoria e conexão para startups brasileiras
 
A incubadora MIDI Tecnológico, gerida pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e mantida pelo Sebrae/SC, foi selecionada para ser agente do programa InovAtiva Brasil em Santa Catarina. A iniciativa da Secretaria de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) tem o objetivo de oferecer capacitação, mentoria e conexão para startups brasileiras.
 
A ACATE também está atuando como agente do InovAtiva Brasil. A função dos agentes é captar empreendedores para participar do programa. Na edição de 2015, o InovAtiva irá oferecer aos participantes acesso diferenciado a editais de fomento do CNPq-SETEC/MEC e SENAI, além de perspectiva de internacionalização com fundo do Reino Unido. As inscrições estão abertas até 19 de junho por meio do site www.inovativabrasil.com.br e o resultado será divulgado no dia 13 de julho.
 
A iniciativa já alcançou, em duas edições, sete mil empreendedores e profissionais cadastrados na plataforma, mais de dois mil projetos submetidos, 178 mentorados e 95 finalistas. Nesta terceira edição, a proximidade com grandes empresas brasileiras de diversos segmentos será uma das prioridades, segundo apontou Marcos Vinícius de Souza, secretário de inovação do MDIC. “A ideia é atrair executivos de experiência para se tornarem mentores do programa e, com isso, passarem a identificarem oportunidades de negócios, inovação e aprendizado no ecossistema de startups” destaca.
 
Lançamento em Santa Catarina
 
A Fundação CERTI (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras) promoveu no dia 1º de junho, em Florianópolis, o evento de lançamento do InovAtiva em Santa Catarina. O encontro foi realizado no Instituto SENAI de Tecnologia em Automação e TIC (SC-401), e contou com a apresentação do Coordenador de Projetos da CERTI, Carlos Eduardo Bizzotto, destacou os cases de sucesso de startups catarinenses, como a Hórus Aeronaves (pioneira no estado na fabricação de drones) e a CataMoeda (desenvolvedora de solução para incentivar a circulação de moedas no varejo).
 
Os participantes Jefferson Gomes, do SENAI, e Marcus Muller, do fundo Cventures, trouxeram novidades sobre mecanismos de inovação e as melhores práticas para atrair investidores. O evento teve apoio da FIESC, SENAI, IEL e CEJESC. 

acesso rápido

pt_BRPT