Compartilhe

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, destacou em evento no dia 26/05, a entrada em vigor do decreto que regulamentou a nova Lei de Informática, a Lei de TICs. Ela reorganizou o modelo de incentivos para estimular os investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) das empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Segundo Pontes, a medida preserva o parque industrial brasileiro, garante empregos e vai ajudar a reforçar a produção de equipamentos necessários ao combate à pandemia de Covid-19.

“Com a preservação desse parque industrial, a medida atinge mais de 600 indústrias e garante mais de 150 mil empregos em um setor estratégico para o combate à pandemia, que pode atender a demanda de ventiladores pulmonares e outros insumos necessários, reduzindo a dependência de equipamentos. Várias empresas se juntaram de forma que a gente tenha a produção desses equipamentos no Brasil. A boa notícia é que graças a esse incentivo, nós já temos 12 fabricantes no país e 4 deles com tecnologia 100% nacional” disse.

Pontes também anunciou um novo investimento de R$ 135 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública do MCTIC, em subvenção econômica para o desenvolvimento de ventiladores pulmonares, componentes e equipamentos para Unidades de Terapia Intensiva.  Esses equipamentos podem tanto atender demandas locais, como a produção excedente ser destinada à exportação.

Olimpíada Nacional de Ciência

Nesta edição, em razão da pandemia do novo coronavírus, a primeira fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), que faz parte do programa Ciência na Escola, será realizada de forma 100% online. As inscrições para a competição começam em junho e a primeira fase acontece de 6 a 8 de agosto. A previsão é de que pelo menos 2 milhões de alunos participem do evento. As inscrições vão de 1º de junho a 4 de agosto por meio do site: WWW.ONCIENCIAS.ORG

acesso rápido

pt_BRPT