Compartilhe

A Oracle acaba de anunciar o Oracle Exadata Database Machine X8, com novos aprimoramentos de hardware e software, além de recursos exclusivos de aprendizado de máquina. Oferecendo desempenho e disponibilidade, o Oracle Exadata é a base do Oracle Autonomous Database, o primeiro banco de dados autônomo do mundo e do Oracle Cloud Applications. No ano fiscal de 2018, o Exadata bateu recordes de vendas de produtos, segundo a fabricante, aumentando sua área de atuação e passando a cobrir OLTP (Processamento de Transações em Tempo Real), Analytics (Inteligência analítica) e IoT (Internet das Coisas), de vários setores, incluindo finanças, varejo, eletrônicos e telecomunicações.
 
“Nos últimos 10 anos, o Exadata vem executando cargas de trabalho mais críticas para milhares de clientes em todo o mundo. O Exadata agora é compatível com o Oracle Autonomous Database e o Oracle Cloud Applications”, disse Juan Loaiza, vice-presidente executivo de Tecnologias de Banco de Dados de Missão Crítica da Oracle. “Hoje, estamos melhorando o desempenho e a capacidade da plataforma e adicionando uma ampla gama de recursos baseados em inteligência artificial e aprendizado de máquina para aumentar ainda mais as vantagens do Exadata.”
 
Com o Exadata X8, a Oracle apresenta recursos exclusivos de aprendizado de máquina, incluindo a Indexação Automática, que aprende e ajusta continuamente o banco de dados à medida que os padrões de uso mudam. Com base na tecnologia do Oracle Autonomous Database, todo o processo é automático, melhorando o desempenho do banco de dados e eliminando a sintonização manual. O Exadata X8 também inclui um novo monitoramento de desempenho automatizado, que combina inteligência artificial, anos de experiência de desempenho e práticas recomendadas para detectar automaticamente problemas, determinando a causa raiz sem intervenção humana.
 
“Em todo o cenário de infraestrutura de TI, quando você olha para os últimos 10 anos, o Oracle Exadata se destaca como um meio fundamental para os usuários do banco de dados darem o salto dos data centers locais para a nuvem pública”, disse Carl Olofson, vice-presidente de Software de Gerenciamento de Dados do IDC.
 
Inovações na plataforma Exadata X8 e maior eficácia de custo
 
Os aprimoramentos avançados de hardware do Exadata X8 incluem os mais recentes processadores Intel Xeon e tecnologia PCIe NVME flash para impulsionar melhorias de desempenho – um aumento de 60% na taxa de transferência de E / S para todo o armazenamento Flash e um aumento de 25% em servidor de armazenamento IOPS em comparação com o Exadata X7. Cada servidor de armazenamento Exadata X8 agora possui 60% mais núcleos para descarregar o processamento do banco de dados Oracle e unidades de disco com capacidade 40% maior para suportar o crescimento massivo de dados e estratégias de consolidação de banco de dados. Essas melhorias não aumentam os preços, melhorando ainda mais a relação custo-benefício da plataforma Exadata.
 
Além disso, um novo servidor de armazenamento estendido de custo muito mais baixo está disponível para armazenar dados pouco acessados, antigos ou regulamentares. Nos preços de armazenamento do Hadoop / object, todos os dados do cliente agora recebem os benefícios da arquitetura scale-out Exadata e do Oracle Database, incluindo transparência de aplicativos, consistência de modelos operacionais, compactação colunar híbrida (HCC) e o mesmo modelo de segurança com criptografia em todas camadas.
 
Dispositivo de Recuperação de Perda de Dados Zero do Oracle X8
 
A Oracle também anunciou a disponibilidade do Oracle Zero Data Loss Recovery Appliance X8, que é até 10X mais rápido na recuperação de dados do Oracle Database do que os dispositivos de desduplicação de dados convencionais, proporcionando, de forma exclusiva, recuperabilidade a cada segundo de todas as transações. O Oracle Recovery Appliance X8 agora possui capacidade 30% maior – quase um petabyte em um único rack – pelo mesmo preço.

acesso rápido

pt_BRPT